22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Abertas as inscrições para o III Congresso de Agrárias e Ambientais

imagem-114523

Da Redação, com Assessoria 

Guarapuava – Alunos já podem inscrever seus trabalhos nas categorias de resumo simples e trabalho completo para o III Congresso de Agrárias da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O período de envio vai até o dia 15 de agosto. Já as inscrições para participação poderão ser feitas até dia 20 de outubro. Para consultar valores das taxas de inscrição para cada categoria e obter mais informações sobre a programação do evento acesse o link do evento (clique aqui).

O Congresso de Agrárias e Ambientais, que teve seu início no ano de 2012 com a temática “Sustentabilidade e sociedade do conhecimento”, esse ano, chega a sua terceira edição. O tema norteador será “Saúde, Ambiente, Produção: conflitos e desafios contemporâneos” e as atividades, organizadas pelo Setor de Ciências Agrárias e Ambientais (SEAA), abrangerão os quatro cursos ligados à área: Agronomia, Ciências Biológicas, Geografia e Medicina Veterinária.
 

A programação do congresso, que será realizado entre os dias 24 e 29 de outubro, no campus Cedeteg, conta com minicursos, palestras, mesas redondas, mostra dos programas trabalhados nos cursos, como o PIBID. Para o coordenador do evento, professor Jorge Luiz Favaro, será uma grande oportunidade para dar visibilidade à produção dos alunos. “A apresentação de trabalhos é o ponto alto do Congresso porque, muitas vezes, a pessoa não tem condições de viajar para um evento em outras cidades, assim tanto os alunos de graduação e pós-graduação que fazem pesquisa e extensão, poderão publicar e apresentar seus trabalhos aqui mesmo na cidade”.

Nos decorrer dos seis dias do III Congresso de Agrárias e Ambientais, os pesquisadores das áreas abrangidas terão contato e interação com integrantes de movimentos sociais, associações de produtores, agricultores familiares e secretários municipais de Meio Ambiente e Agricultura, para que possam discutir possíveis ações e projetos conjuntos.

“É um projeto que tem um cunho bastante extensionista de relacionamento com a comunidade. Na programação são vários momentos para contribuir com isso, como o colóquio onde pretende-se trazer as produções dos agricultores feitas na universidade, que geralmente são pouco divulgados”, explica Jorge Luiz Favaro.

O evento, realizado em parceria com Secretaria Municipal de Meio Ambiente e de Agricultura de Guarapuava, pretende mobilizar os alunos dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Geografia e Medicina Veterinária, estudantes de pós-graduação, professores universitários e professores da rede básica de ensino, e também, agricultores da região.
 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.