22/08/2023
Cotidiano Economia

Abono salarial será depositado para quem não recebeu em 2021 por erro

Cerca de 154 mil trabalhadores não receberam o benefício por erro em 2021. Agora, o valor estará disponível na conta digital da Caixa a partir de terça (8)

Real,dinheiro, moeda

Trabalhadores que não receberam o Pis pasep, vão receber o benefício em 2022 (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Ministério do Trabalho e Previdência informou que cerca de 154 mil trabalhadores vão receber o abono salarial. Assim, o pagamento ocorrerá em fevereiro e março, sendo referente ao ano base 2019.

Desse modo, o depósito começará na próxima terça (8), para os trabalhadores da iniciativa privada e em 15 de fevereiro para os servidores públicos.

Conforme o ministério, esses trabalhadores “tiveram erro no processamento do abono salarial ano base 2019”. Contudo, não terão que tomar nenhuma providência para solicitar o pagamento. “O valor será depositado em uma conta digital da Caixa”.

Portanto, tem direito ao abono salarial de 2019 quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias naquele ano.

Porém, é preciso também que o trabalhador já estivesse inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos naquele ano. Além de estar com os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou eSocial, conforme categoria da empresa.

Assim, o valor do abono salarial de 2019 ficou entre R$ 92 a R$ 1.100, de acordo com a quantidade de meses trabalhados durante o ano-base 2019.

Dessa forma, para saber se o trabalhador está inserido nos beneficiados, é preciso ligar para o número 158 ou consultar a carteira de trabalho digital. Além disso, o trabalhador do setor privado também poder consultar a situação do benefício e a data de pagamento nos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.