22/08/2023
Cotidiano

Acaba à 0h deste domingo (06) o horário brasileiro de verão

imagem-66928

De hoje, sábado (15) para domingo (16), os relógios devem atrasar 1 hora. É o fim do horário de verão que pode impactar a rotina do brasileiro. Segundo especialistas a principal recomendação é tentar manter os mesmo hábitos e a qualidade do sono.  O horário de verão, em vigor em dez Estados desde o final de outubro, acaba à 0h deste domindo (16). Os relógios passarão no minuto seguinte após as 23h59 deste sábado, a marcar 23h.

“O final do horário de verão é mais fácil do que o começo. O único problema é que no final do dia vai estar mais escuro e talvez o dia não renda tanto, talvez não dê pra fazer atividade física no final do dia. Mas não tem nenhum impacto na saúde”, concordam os especialistas.

Para o dia em que ocorre a mudança de horário,  a recomendação é que as pessoas aproveitem para dormir mais. “Uma dica legal é aproveitar a hora a mais para dormir bem. Como em todos os dias do ano, o ideal é ter um ambiente de sono escuro, silencioso e arejado”. Nos dias seguintes, a principal mudança será para os que acordam cedo. “Você vai acordar e não vai estar tão escuro. E o corpo agradece”, afirmam.

Os dez estados afetados pelo horário de verão são:  Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal. As regiões Norte e Nordeste não participam do horário brasileiro de verão.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.