O acadêmico da primeira turma de Física, Márcio Daldin Teodoro, licenciado em 2005 pela Unicentro, recebeu a menção honorifica do prêmio Professor José Leite Lopes de melhor tese de doutorado de 2011/2012, dado pela Sociedade Brasileira de Física.
Na tese premiada, o ex-aluno da Unicentro demonstrou pela primeira vez a comprovação experimental de um efeito divergente entre Física clássica e Física quântica, que vinha sendo estudado desde 1994.
Seu trabalho, além de receber o prêmio de melhor tese de doutorado de Física do ano, foi publicado na prestigiosa revista Physical Review Letters e esse ano fará parte de um capítulo do livro The Physics of Quantum Rings da editora Elsevier.
Durante a graduação na Unicentro, Márcio desenvolveu projeto de iniciação científica como bolsista do CNPQ, orientado pelo professor Pedro Pablo González Borrero, do Departamento de Física. No mestrado, cursado na Universidade Estadual de Londrina (UEL), foi co-orientado pelo mesmo professor da Unicentro.
Seu doutorado foi desenvolvido na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com um ano de estágio sanduíche na University of Arkansas, nos Estados Unidos.
O pós-doutorado de Márcio também foi realizado na UFSCar, onde em recente aprovação no concurso público da universidade, passou a integrar o corpo docente da instituição.