Os acadêmicos do 4º período do curso de odontologia da Faculdade Guairacá, acompanhados dos professores Vinícius Traiano e Sandra Mara Matnei, participaram da palestra ‘Linha Guia da Saúde Bucal e estratificação de risco’, com a cirurgiã dentista Simone Miranda Galicioli. O encontro ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Xarquinho II, unidade selo bronze e de referência da Secretaria Municipal de Saúde, durante os dias 20 e 22 de agosto. A iniciativa faz parte das atividades desenvolvidas na disciplina de odontologia em saúde coletiva.
De acordo com a assessoria da instituição, Guarapuava é a cidade pioneira no Paraná na implantação da Linha Guia da Saúde Bucal. Essa é uma proposta da Secretaria do Estado visando melhorar a qualidade do atendimento por meio da integração da saúde bucal com a atenção primária. A Linha Guia traça diretrizes e estabelece um modelo de atenção à saúde bucal para todo o Estado do Paraná e busca a classificação do paciente por meio da estratificação de risco, conforme explicou a professora Sandra Mara.
“Quando o paciente chega à UBS, os profissionais da saúde seguem critérios socioeconômicos culturais, biológicos e odontológicos para definir se é baixo, médio ou alto risco. A Linha Guia foi implantada em Guarapuava em 2015 e aponta as diretrizes para o atendimento odontológico de uma maneira integral, junto com a rede de atenção primária, fornecendo ao paciente um atendimento multidisciplinar”.
Após a palestra, a cirurgiã dentista Simone demostrou como esses dados são inseridos no prontuário eletrônico e alguns acadêmicos fizeram a estratificação de colegas.