sábado, 28 de jun. de 2025
Educação Em Alta Guarapuava

Acadêmicos e cientistas da Unicentro já desenvolveram 16 mil pesquisas

Entre iniciações científicas, dissertações de mestrado e teses de doutorado, a universidade contabiliza 16.078 pesquisas desde 1990

Acadêmicos e cientistas da Unicentro já desenvolveram 16 mil pesquisas (Foto: Unicentro)

A Unicentro tem um papel importante para a ciência. Entre iniciações científicas, dissertações de mestrado e teses de doutorado, a universidade contabiliza 16.078 pesquisas desde 1990. Somente no âmbito da iniciação científica (IC), que é o primeiro contato de estudantes com a ciência, foram 13.583 pesquisas desenvolvidas na universidade desde 1995, segundo os registros da Diretoria de Pesquisa (Dirpes). Atualmente, a Unicentro tem mais de mil estudantes fazendo IC.

A Unicentro incentiva a formação de jovens cientistas por meio de nove programas de IC com bolsas de estudos e um voluntário. Os programas institucionais de iniciação científica (Pibic), de iniciação tecnológica (Pibit) e de inclusão social (Pibis) são para os alunos de graduação. Além disso, estudantes de ensino médio também têm a oportunidade de desenvolver pesquisas antes mesmo de entrar na universidade, por meio da modalidade IC Júnior, no Pibic/EM.

Os temas da ciência produzida na Unicentro são os mais diversos. De acordo com a Diretoria de Avaliação (Dirai), a universidade tem 206 grupos de pesquisa cadastrados, que estudam sobre 679 diferentes assuntos. Em relação aos estudantes, em 2024 foram 1.741 desenvolvendo pesquisas, entre alunos de graduação, mestrado e doutorado.

PÓS-GRADUAÇÃO

No âmbito da pós-graduação, a Unicentro também tem uma projeção científica relevante. Até o momento, já foram 2.205 dissertações de mestrado e 290 teses de doutorado concluídas, segundo dados da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp). Essa é a prova de que, mesmo após pegar o diploma de graduação, os egressos da Unicentro e de outras instituições retornam para o âmbito acadêmico para se especializar ainda mais.

Em 2025, são 950 pesquisas sendo desenvolvidas na pós-graduação da Unicentro, entre os 18 cursos de mestrado e os 12 de doutorado ofertados na instituição. Esses cursos são gratuitos, tornando a pesquisa científica acessível a toda a comunidade.

UNICENTRO NO MUNDO

Outro ponto interessante da pesquisa na Unicentro é a oportunidade de fazer parte dela no Exterior. De 2011 até o momento, 324 acadêmicos da instituição passaram um tempo em universidades estrangeiras, de acordo com os registros da Coordenadoria de Relações Internacionais (Coori).

Por fim, dados da Coori desde 2016 também contabilizaram 45 estudantes de graduação e 42 de pós-graduação que escolheram a Unicentro para a mobilidade. Dessa forma, totalizando 87 estrangeiros que já estudaram na instituição.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Julia Sansana

Jornalista

Jornalista formada em 2024 pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro).

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.