Da Redação
O reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste, professor Aldo Bona, professor Aldo Nelson Bona, reuniu-se com osa conselhos universitários e definiu o calendário para este final de ano. “Foi um conjunto de questões todas relativas a questão do calendário acadêmico, das atividades pedagógicas referentes ao ano letivo de 2015”. Segundo as cdecisões, professores e acadêmicos terão um mês de férias em janeiro de 2016. De acordo com o primeiro secretário da Associação dos Decentes da Unicentro, DEnny William, os professores não tiveram avanços nas negociações com o Governo e merecem descansar. "Ficarmos sem as férias já seria demais".
Esta é a terceira vez que o calendário do ano de 2015 passa por reformulação e, com isso, as aulas voltarão normalmente nesta segunda (29), em todos os campi e extensões. Além disso, os projetos extracurriculares também retornam às atividades.
De acordo com a pró-reitora de Extensão, Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes, ainda será desicutido no conselho como será o novo cronograma para aqueles projetos que tiverem dificuldade de se realizar, em virtude da greve, assim como para a questão dos relatórios. "Os bolsistas terão suas orientações garantidas, porque neste período, conforme orientação do comitê de ética, os trabalhos que não exigiam a orientação ou a supervisão de professores puderam ter continuidade, mas aqueles que exigiam a orientação do professor tiveram suas atividades paralisadas”.
Entre as seis propostas discutidas, a vencedora foi a primeira, que prevê a não validação de aulas entre os dias 27 de abril à 13 de maio, período no qual o calendário acadêmico não havia sido suspenso. Também entraram na discussão as pautas do período de férias dos docentes, além da emenda sobre o recesso de carnaval no ano de 2016. Mas as preocupações vão além do calendário, já que muitos alunos ingressaram na universidade no período em que os docentes estavam em greve, e consequentemente, não receberam nenhum conteúdo referente às aulas já realizadas.
Segundo a a pró-reitora de Ensino, Regina Célia Habib Padilha, os alunos que foram chamados a partir de convocações de vestibular, Sisu, Enem ou portadores de diploma e que portanto, não entraram em sala de aula ainda, tem o direito assegurado nas normas acadêmicas da Unicentro, de um plano de reposição. "Esses alunos devem se dirigir ao protocolo central e via protocolo solicitar ao departamento do seu curso um plano de reposição da carga horária a que ele não teve direito pelo fato de não estar matriculado ainda naquele momento”.
O novo calendário
– 29/06 retomada das atividades;
– 19/09 encerramento do 1° semestre;
– 23/09 à 29/09 exames;
– 01/10 início do 2°semestre;
– 24/12 à 03/01/16 recesso;
– 04/01/16 à 02/02/16 férias;
– 03/02/16 retomada das atividades;
– 14/03/16 encerramento do 2° semestre;
– 17/03/16 à 23/03/16 exames finais;