22/08/2023



Educação

Acadêmicos se unem a favor da Unicentro

imagem-86750

Caio Budel
 
Com a greve dos professores e servidores da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), uma série de atos vem sendo organizados pelas classes envolvidas para tentar reverter a situação atual da instituição. O caso se agravou após a recente declaração do reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, sobre o possível fechamento da universidade ainda este mês por falta de repasse de verba do Governo do Estado. 
 
Em favor da greve estudantil da Unicentro, uma mobilização está marcada para acontecer neste sábado (21), a partir de 13h30, na Praça 9 de Dezembro, em Guarapuava. De acordo com Danieli Mikulis, membro da organização do ato, o objetivo da manifestação é a conscientização da população em geral.
 

"Infelizmente, a situação atual das universidades não está bem esclarecida para a população. Portanto, nosso objetivo amanhã é alertar todos sobre o perigo que a Unicentro está correndo e como é importante a participação de todos os alunos, não somente na manifestação de amanhã, mas sim durante todo o período da greve", explica. 

Ainda de acordo com a organização do evento, encabeçada pelo Comando de Greve Estudantil, em caso de chuva, o ato deve ser cancelado. Porém, atividades relacionadas continuarão sendo realizadas na sede da Unicentro, no campus Santa Cruz.

Além disso, uma nova ação está programada para acontecer na próxima segunda feira (23), no auditório do PDE do Campus Cedeteg. O encontro será para a realização de uma assembléia estudantil.

 
PAUTAS
Em meio a greve, a comunidade acadêmica também está divulgando uma pauta de reivindicações. Entre os pedidos, está o custeio da instituição e outras solicitações do tripé da Assistência Estudantil, como a estatização do restaurante universitário, moradia estudantil, aumento no valor da bolsa e no número de bolsas disponíveis, pagamentos dos estagiários que ainda estão trabalhando e outros. 
 
Em sua página no Facebook, o Comando de Greve vem publicando atualizações constantes sobre a situação da Unicentro. Para acompanhar as atualizações, clique aqui.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo