22/08/2023
Cotidiano

Ação contra o tabagismo está sendo realizada no Terminal da Fonte

imagem-29702

É comemorado nesta segunda-feira (29) o Dia Nacional de Combate ao Fumo. E como forma de alerta à população sobre os riscos do cigarro, equipes do Sesc e da Secretaria Municipal de Saúde montaram duas barracas no Terminal da Fonte, em Guarapuava, oferecendo os serviços de massoterapia, aferimento da pressão e distribuição de folhetos com dicas para quem deseja para de fumar. Segundo a técnica de atividades do Sesc, Adeis Stringari hansen, mais de 300 pessoas procuraram orientações para largar o vício do fumo.

Um dos serviços mais procurados pelas pessoas que passam pelo Terminal da Fonte é a massoterapia. O massoterapeuta, Wilson Graus, explica que para diminuir a ansiedade dos fumantes e potencializar os efeitos da medicação ele usa a técnica da acupuntura, porém se agulhas. “Como estamos em um lugar aberto eu uso cristais, esferas de metal e sementes. É uma técnica segura e que não tem contra-indicação e que ajuda as pessoas que querem parar de fumar”, explica Graus.

Programa Sem Tabaco

O Programa Sem Tabaco, mantido pelo Ministério da Saúde, funciona com reuniões semanais, auxiliando as pessoas que querem parar de fumar. “Trabalhamos com duas turmas de 15 pessoas que desejam largar o vício do fumo. Para isso contamos com o trabalho de uma nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, médico e enfermeiros”, diz Fernanda Spyra Dalmaz, coordenadora do Programa em Guarapuava.

Novas turmas são formadas a cada três meses. A coordenadora relata que na última turma 82% dos participantes pararam de fumar. “Nas seis primeiras aulas damos orientação de alimentação, os efeitos que o cigarro provoca e como realizar uma mudança de hábito. Só depois as pessoas começam a consumir os medicamentos”, fala Fernanda. Os medicamentos, adesivos e pastilhas são fornecidos pelo Ministério da Saúde. “Nenhum paciente pode começar a usar os medicamentos sem antes deixar de fumar”, orienta a coordenadora.

Doenças e problemas de saúde causados pelo tabaco
O tabagismo é diretamente responsável por 30% das mortes por câncer, 90 % das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença coronariana, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica e 25% das mortes por derrame cerebral. Outras doenças relacionadas ao uso do cigarro são: aneurisma arterial, trombose vascular, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias e impotência sexual no homem.

Números relacionados ao tabaco

ƒ{ De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o tabagismo ainda é a principal causa de morte evitável no planeta.
ƒ{ Estima-se que há no mundo cerca de 1 bilhão e 200 milhões de fumantes.
ƒ{ O fumante passivo tem de 20% a 30% mais chance de ter doenças cardíacas e câncer de pulmão.
ƒ{ No Brasil são gastos cerca de R$ 338 milhões por ano com o tratamento dos fumantes.
ƒ{ 84,9% dos maiores de 18 anos não fumam.

Dicas que ajudam a parar de fumar

ƒ{ Consumir alimentos saudáveis como frutas, cenoura crua, verduras, legumes e sucos naturais;
ƒ{ Tomar água;
ƒ{ Cravo, canela, cristais de gengibre, chicletes sem adição de açúcar;
ƒ{ Fazer várias refeições ao dia em pequenas quantidades;
ƒ{ Realizar atividade física diariamente com orientação de um médico ou fisioterapeuta.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.