Da Redação, com Assessoria
Pinhão – A Faculdade Guairacá promoveu uma grande ação de responsabilidade social no Colégio Estadual do Campo Cornélio Pires Ribeiro, no município de Pinhão. Ao longo do dia foram desenvolvidas diversas atividades que visam a promoção da saúde, da qualidade de vida e da cidadania de toda população. A ação aconteceu nessa quarta feira (29).
Conforme explicou a diretora do colégio, Marisângela Piva, o evento surgiu da necessidade de envolver a comunidade estudantil, a família e os trabalhadores da localidade. “Essa parceria vem com o intuito de suprir algumas necessidades enquanto comunidade do interior, como os testes de saúde, além de valorizar as profissões e, principalmente, de trazer outros olhares para o futuro e de fazer novos sonhos surgirem. Isso que dá sentido a todo nosso trabalho”.
Acadêmicos de Psicologia promoveram dinâmicas sobre a importância de respeitar o próximo e como atitudes simples podem mudar o redor de onde se vive. Pedagogia ofereceu desenho e pintura de rosto para a criançada. Alunos da Enfermagem fizeram educação em saúde, aferiram pressão e realizaram testes diversos. Educação Física proporcionou à comunidade a oportunidade de participar de diversos jogos recreativos.
Um dos estandes mais disputados no evento foi o de Matemática, onde os alunos mostraram que os jogos de raciocínio e lógica podem deixar o conteúdo muito mais leve e atraente. Coube ao curso de Odontologia passar explicações sobre a escovação correta dos dentes, a importância do uso do fio dental e a evolução da cárie.
Outros estandes também receberam diversos visitantes, como foi o caso do curso de Ciências Biológicas, por exemplo. Pessoas de todas as idades ficaram curiosas para saber mais sobre a técnica de taxidermia, como explicou a acadêmica Edna da Silva Coelho, do 6º Período. “Muitas pessoas ficaram curiosas sobre os animais e nós explicamos de onde vieram, como é a técnica de preparo e conservação de animais taxidermizados. Também trouxemos alguns experimentos que chamaram bastante a atenção, para explicar sobre ação e reação e sobre a evolução humana”.
O Colegiado de Tecnologia em Gastronomia esteve envolvido na preparação das refeições servidas aos visitantes do evento no colégio. A acadêmica do 3º Período, Paloma Rocha Machado, contou que sempre participa dos eventos de extensão da Faculdade Guairacá pela sua importância. “É uma oportunidade de, através do que foi aprendido nas aulas, colocar em prática. Eventos como esse proporcionam experiência, crescimento e para as comunidades um benefício maior ainda”.