22/08/2023
Guarapuava

Aceita o desafio?

Embora a maioria dos vereadores da atual legislatura acredite que será reeleita, o eleitor guarapuavano está mesmo disposto a mudar, pelo menos é o que mostra a teoria. E de nada adianta “derramar” dinheiro – se é que possuem – para “comprar” o voto em troca de cesta básica e outros produtos que fazem parte da velha prática eleitoreira. A julgar pelos comentários que pautam as rodas de conversas em vários pontos da cidade, o eleitor está cansado da mesmice e dos desmandos que ora envolvem o legislativo municipal. E não é de hoje. Aliás, já ouvimos publicamente um certo vereador avaliar que esta é a pior composição da Câmara. E o povo está propenso a mudar essa situação. Mas urge que essa tendência se transforme no voto consciente. Quer pegar o “agrado” que lhe é oferecido? Pegue mesmo, mas quando estiver frente a frente com a urna eletrônica deixe a sua consciência política falar mais alto, escolhendo aquele que estiver comprometido com o anseio de legislar pelo bem comum e não em causa própria, como tempos observados nos últimos anos.

É preciso observar a conduta do seu candidato e uma vez eleito, acompanhar e cobrar. Afinal, acima de qualquer “autoridade” ele é o seu representante. É você quem paga o seu subsídio, quando recolhe taxas de impostos. E assim sendo, quando algum candidato tenta “comprar” o seu voto, ele está, indiretamente, comprando o seu silêncio, a sua cidadania.

Que tal mostrar que o voto consciente é muito mais forte do que minguados reais por um dia e penúria nos próximos quatro anos? O desafio está lançado!

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.