22/08/2023



Comunidade Cotidiano Guarapuava

Acidentes com pipa em Guarapuava aumentaram durante quarentena

Entre janeiro e junho deste ano, houve um aumento de 1.000% no número de ocorrências de pipa na rede elétrica em Guarapuava

Pipa na rede

Pipas podem causar acidentes elétricos (Foto: Ascom/Energisa)

Soltar pipa é uma brincadeira que atravessa gerações. O passatempo é uma diversão muito comum e agora, que crianças estão passando mais tempo em casa, a prática tem crescido. De acordo com a assessoria de imprensa da Energisa Sul-Sudeste, entre janeiro e junho deste ano, houve um aumento de 1.000% no número de ocorrências de pipa na rede elétrica em Guarapuava, em comparação com 2019.

Além disso, a atividade já foi responsável por interromper o fornecimento de energia para mais de 370 clientes em 2020. A empresa ressaltou que a maior preocupação é com a segurança da população. Por isso, emitiu um alerta sobre o risco de choque elétrico que as crianças e jovens ficam expostos quando soltam pipas em locais próximos a rede elétrica.

O gerente do departamento de Operação da Energisa Sul-Sudeste, Tiago Luis Diorio Sanches, afirmou que desligamentos podem ocorrer em função dos restos de pipa que ficam presas nas redes ou que tocam os fios de energia. Ele destacou que a empresa faz limpeza de forma rotineira nas redes, e sempre encontra restos de pipas presas às estruturas.

“Adicionalmente, com as chuvas, esses materiais molhados acabam causando curto-circuito ou vazamento de energia, provocando a interrupção da energia. Dependendo da situação, o restabelecimento pode demorar e causar ainda mais transtorno aos clientes”.

Entretanto, a empresa afirmou que felizmente, nenhum acidente de choque elétrico foi registrado até o momento, porém o risco é iminente.

ORIENTAÇÕES

– Jamais solte pipa próximo à rede elétrica;
– Procure espaços como parques, praças e áreas abertas para brincar com segurança;
– Não utilize materiais cortantes, como a linha chilena e o cerol;
– Nunca tente remover a pipa que tenha ficado enroscada na rede elétrica. Apenas os profissionais autorizados pela Energisa, munidos de todos os itens de segurança e treinamentos necessários, podem fazer a manutenção na rede elétrica;
– Não solte pipa próximo a ruas e avenidas. A linha pode ser perigosa para os condutores, causando, principalmente, acidentes com motos e bicicletas;
– Não empine pipa em dias de chuvas e relâmpagos;
– Alerte outras pessoas sobre o risco de soltar pipas sem os devidos cuidados. A conscientização é fundamental para reduzir transtornos e acidentes;
– Ao verificar pipas presas à rede elétrica, entre em contato com a Energisa por meio dos canais de atendimento.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo