22/08/2023



Segurança

Adolescente entra na Cadeia e tenta soltar presos em Guarapuava

Um adolescente, 17 anos, entrou na Cadeia de Guarapuava e tentou cortar a tela de proteção para abrir a porta que dá acesso às celas. A intenção é possibilitar a fuga de presos. O fato aconteceu na madrugada de domingo para segunda-feira (17). O adolescente, porém, foi contido por policiais e está apreendido enquanto aguarda internamento no Educandário em Laranjeiras do Sul.

De acordo com o delegado-chefe da 14ª Subdivisão Policial, Italo Biancardi Neto, o adolescente pulou o muro da Cadeia, entrou no solário (onde os presos tomam sol) e com ferramentas abriria a porta que leva às celas. Por onde o adolescente entrou há uma câmera de segurança.
“O adolescente disse que ganharia R$ 2 mil para fazer o que fez. Como pode um adolescente de 17 anos fazer isso?”questiona o delegado.
Segundo Ítalo, o menino não contou quem seria o beneficiado com o arrombamento, mas muitos presos fugiriam. Dois veículos rondavam a cadeia com a intenção de auxiliar na fuga.
“A situação é complicada, pois não temos guarda externa. Apenas nos dias de sol dos presos é que a Polícia Militar faz a guarda do solário”, observa Ítalo. Segundo o delegado, a alta tecnologia facilita a comunicação dos presos com pessoas de fora. “Não temos como combater essa comunicação externa. Os presos também tem família, amigos com quem se comunicam”, diz.

Para o delegado, a situação registrada não surpreende. “É uma situação normal dada a falência do sistema prisional como um todo”, justifica.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo