22/08/2023
Cotidiano

Agência do Trabalhador reabre em Guarapuava

imagem-29684

Depois de uma semana fechada, a Agência do Trabalhador de Guarapuava foi reaberta nesta segunda-feira (29) . Todas as agências do Paraná ficaram fechadas desde o dia 22 para a implantação do novo sistema informatizado do Ministério do Trabalho e Emprego, o Mais Emprego, que substitui um sistema próprio utilizado no Estado.

O novo sistema conta com uma base unificada de dados, que integra informações de todo o território nacional. Um dos principais objetivos do serviço é facilitar a recolocação do profissional no mercado de trabalho. “Com o novo sistema informatizado uma empresa de outro estado pode buscar trabalhador em Guarapuava. Assim como o empregado guarapuavano pode procurador um trabalho em todo país”, explica Angela Carstens, coordenadora estadual de intermediação de mão-de-obra.

Paciência dos usuários

Logo na reabertura da Agência do Trabalhador de Guarapuava os funcionários tiveram um problema com a senha para acessar o sistema já integrado nacionalmente. O sistema ficou paralisado por duas horas e os funcionários atenderam a população de forma manual. Angela diz que esses problemas podem ocorrer durante a semana e pede a paciência da população. “É um momento que requer cuidados, pois estamos em uma fase adaptação. Por isso pedimos a compreensão de todos os usuários”, fala a coordenadora estadual.

Seguro Desemprego

O novo sistema, através do programa Mais Emprego, dá prioridade ao serviço de intermediação de mão de obra antes da habilitação do seguro-desemprego. Assim, ao buscar o benefício, o trabalhador recebe uma ou mais opções de emprego com carteira assinada e com remuneração e jornada iguais ou superiores à da vaga que ocupava.

A pesquisa de vagas compatíveis com o perfil do candidato passa a ser feita automaticamente pelo sistema, no ato do requerimento do seguro. Caso o trabalhador recuse seu encaminhamento ao mercado de trabalho, sem justificativa aceitável pelo ministério, deverá assinar uma carta de recusa e o benefício é cancelado. Para ser aceita, a justificativa apresentada deve estar relacionada a problemas de saúde ou a participação em cursos de qualificação profissional.

Para requerer o benefício do seguro-desemprego, o candidato deve apresentar carteira de identidade, carteira de trabalho, termo de rescisão do contrato de trabalho, os três últimos recibos (holerites) de salário, o comprovante de saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e as guias do seguro-desemprego preenchidas.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.