22/08/2023
Cotidiano

Agências do Trabalhador ofertam 39% mais vagas que em janeiro do ano passado no PR

imagem-11929

Da redação – O Sistema Público de Empregos do Paraná oferta atualmente aproximadamente 16 mil vagas de trabalho. O número é recorde e faz subir para 22,4 mil o total de oportunidades abertas, nas 252 Agências do Trabalhador do Estado, desde o primeiro dia do ano. A oferta de empregos formais em 2010 já é 39% maior que no mesmo período de 2009, quando foram cerca de 16 mil postos. A previsão da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Promoção Social, que coordena o serviço em parceria com as prefeituras, é que este seja o melhor janeiro dos últimos 32 anos.

Segundo Angela Carstens, responsável pelas atividades de intermediação de mão de obra, os dados ainda não estão consolidados e os valores reais serão maiores que os apresentados até agora. “Normalmente, as unidades de atendimento repassam os relatórios finais na última semana do mês. Alem disso, algumas agências estavam em férias ou com equipe reduzida. Acredito que fecharemos janeiro com mais de 30 mil vagas abertas gratuitamente em todo Paraná”, disse ela. “Seja como for, o resultado já é inédito e mostra que os empresários estão confiantes e otimistas. Este ano marcará, definitivamente, o fim da crise mundial e a retomada da economia”, completa.

A grande procura fez com que os empregadores diminuíssem as exigências na hora de contratar, mais da metade das oportunidades disponíveis no mês não pede experiência anterior. “São 12.393 vagas para pessoas que nunca trabalharam com carteira assinada. Boas chances para quem busca o primeiro emprego ou está há muito tempo sem trabalhar”, destaca o secretário do Trabalho em exercício, Fernando Peppes.

Setores

As atividades relacionadas a Serviços, Comércio e Indústria são as que mais abrem vagas. Construção Civil e Agropecuária também oferecem boas oportunidades, liderando nos municípios do Interior. Entre as atividades com maior número de postos de trabalho a serem preenchidos estão Auxiliar de linha de produção (3.036 vagas abertas); Trabalhador Rural (1.392); Auxiliar de serviços gerais (1.052); e Vendedor (1.031).

Também são procurados interessados nas seguintes funções: Pedreiro (621 oportunidades disponíveis); Servente de obras (693); Auxiliar de cozinha (540); Vendedor Interno (475); Ajudante de carga e descarga (437); Servente de Limpeza (435); Safrista (410); Costureiro (408); Carpinteiro (396); Auxiliar de serviços gerais (384); Repositor (349); Soldador (339); Atendente de lanchonete (322); Operador de Telemarketing (321); Empregado doméstico (320); Recepcionista (287); Garçom (244) ; Armador de ferros (231); e Cozinheiro (201).

Cidades

O posto de atendimento com o maior número de vagas abertas, entre os dias 1 e 20 de janeiro, é a Agência do Trabalhador Central de Curitiba com 7.389 oportunidades. Especificamente nesta quinta-feira (21), são 5.953 empregos oferecidos.

Em Londrina, no Norte Pioneiro, o Sistema Público de Empregos já disponibilizou 1.657 postos de trabalho. Deste total, 1.338 ainda precisam ser preenchidos. A Agência do Trabalhador de Maringá, Região Norte, oferece 1.272 vagas. O aumento na oferta mais que dobrou na comparação com o ano passado. Destaque para a Indústria de Alimentação, cujas contratações vão desde auxiliares para produção até analistas de qualidade.

Em Cascavel, Oeste do Estado, são 809 vagas. A maioria é destinada ao setor de Serviços e para as atividades relacionadas à Construção Civil. Na Agência de São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, 558 oportunidades estão abertas.

“Observamos que todos os postos de atendimento do Sistema Público de Empregos tiveram alta expressiva no número de oportunidades abertas. È um bom sinal e mostra que as diferentes regiões do Paraná estão no mesmo ritmo de crescimento”, destaca o coordenador do Sistema Nacional de Empregos (Sine-PR), Messias da Silva.

Leia também na Rede Sul:

– Confira as vagas disponíveis na Agência do Trabalhador de Guarapuava para hoje, dia 21 CLIQUE AQUI

– Mesmo com crise, Paraná gera 69.084 novos empregos formais em 2009 CLIQUE AQUI

– Guarapuava teve o pior desempenho na geração de empregos em 2009 CLIQUE AQUI

Foto: divulgação

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.