*Reportagem atualizada às 15h51 para revisão de dados
Mais uma vez o trabalho rápido de agentes da Penitenciária de Francisco Beltrão frustrou uma fuga de internos. Foi a terceira em cerca de 10 dias. Segundo agentes, a vulnerabilidade da penitenciária é evidente, pois a unidade conta com 1,2 mil internos. Porém, a segurança é feita entre 20 e 30 agentes, de um total de 152 servidores.
E esse número é considerado baixo para a segurança da unidade. De acordo com agentes penitenciários, em contato com o Portal RSN, a última tentativa de fuga foi na madrugada de 29 de junho.
“O relógio passava das quatro da manhã, o alarme dispara e o agente responsável pelo monitoramento das câmeras de vigilância vê movimentação suspeita de presos”. Segundo os agentes, a fuga seria pela lateral do bloco III.
Em seguida, conforme o relato encaminhado ao Portal RSN, e os agentes de plantão da equipe Charlie, cercaram a unidade impedindo a fuga. “Neste período, mais policiais militares e também da equipe Rotam, chegaram para a contenção e recaptura dos presos”.
Depois, foi feita uma varredura na penitenciária. E foi descoberto que a tentativa partiu dos presos que estavam no bloco do isolamento, do cubículo 978. Quando viram que não conseguiram fugir, retornaram à ala de onde saíram.