22/08/2023
Economia Paraná

Agora é lei e o Paraná tem o menor IPVA do Brasil

Ratinho Junior sanciona lei que estabelece a alíquota de 1,9%, beneficiando milhões de motoristas e impulsionando o desenvolvimento do PR

Governador e outras autorudades comemoram a redução do IPVA (Foto: Ari Dias/AEN)

O Paraná tem agora o menor Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do país. Nesta terça (22), o governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou a nova lei (nº 22.645/2025) que reduz a alíquota de 3,5% para 1,9% do valor venal. Esse valor se refere a automóveis, motocicletas e caminhonetes, uma queda de 45% que beneficia cerca de 3,4 milhões de proprietários. A alíquota diferenciada não altera a cobrança para veículos especiais, como ônibus, caminhões, utilitários de carga, veículos de aluguel ou movidos a gás natural veicular (GNV). Estes permanecem tributados em apenas 1%. Além disso, a lei mantém a isenção de IPVA para motocicletas de até 170 cilindradas, sancionada pelo governador em dezembro de 2024.

De acordo com o governador  a medida resulta da saúde financeira do Estado e do compromisso com a população.

Essa é a maior redução de IPVA do Brasil e faz do Paraná o Estado com a menor alíquota do País. Esse dinheiro que deixa de ir para o imposto vai aliviar o bolso das famílias e circular na economia dos municípios. É um benefício direto para a população e que movimenta os setores produtivos.

Ele ainda ressaltou que a ação segue uma série de medidas fiscais que refletem a boa gestão e a responsabilidade do governo. Ratinho Junior se refere à isenção de ICMS para a maior cesta básica e a menor tributação para pequenos comerciantes. Além disso, observa que a redução da alíquota deve estimular a aquisição de novos veículos e a repatriação de frotas de outros estados. Conforme o Detran, o que já começou a ser observado com o aumento de 11% nos emplacamentos nos 10 dias seguintes ao anúncio da medida.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.