22/08/2023

Agosto foi o mais chuvoso das últimas três décadas em Guarapuava

Entre os últimos 35 meses de agosto, o de 2011 foi o mais chuvoso de todos. Segundo dados da Estação Meteorológica da FAPA, em 31 dias choveu 398,8mm, sendo registrado o maior volume de chuva desde o início do levantamento (de 1976 a 2010). A média histórica para o mês de agosto é de 95,6mm. As outras maiores médias foram registradas nos anos de 1992 (206,4mm) e em 1998 (212,5mm)

O coordenador de assistência técnica da FAPA, Leandro Bren, explicou que com a grande quantidade de chuva o índice de doenças nas folhas das culturas de trigo, cevada e aveia aumentou cerca de 50%. “Houve uma aumento significativo no número de doenças nas folhas, uma vez que não conseguíamos entrar na lavoura para fazer o tratamento”, disse o coordenador.

Outro ponto levantado por Bren foi a questão da baixa luminosidade, que foi revertida em um atraso de colheita. “Devido ao tempo nublado as culturas receberam pouca luz e isso pode ter prejudicado a fase vegetativa da cultura, o que acarreta em um atraso de colheita”, falou. O coordenador ainda lembra que mesmo com o possível atraso eles não terão perda de rendimento das plantações.

Para a primavera os técnicos da FAPA prevêem outra época com muita chuva. “Estamos tomando providências para que as doenças causadas pela chuva não afetem as plantações e prejudiquem a qualidade dos grãos”, finaliza Bren.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.