A Cooperativa Agrária anunciou na tarde desta segunda-feira (26) a presença do ex- ministro da Agricultura Roberto Rodrigues como um dos palestrantes do Dia de Campo de Verão, nos dias 6 e 7 de março. Entre as atrações da edição 2013 estão novidades tecnológicas desenvolvidas pela FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária), bem como as palestras de dois renomados profissionais do agronegócio brasileiro: o professor Silvestre Bellettini e o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.
De acordo com a assessoria de imprensa da cooperativa, em sua apresentação, Rodrigues, que ocupou o cargo de ministro entre 2003 e 2006 e atualmente é coordenador do Centro de Agronegócios da FGV (Fundação Getúlio Vargas), abordará o tema “Perspectivas do Mercado Agrícola de Milho e Soja”. A palestra será proferida no dia 7 de março, a partir das 11h30, nos campos da FAPA, onde todo o evento terá local.
O professor doutor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/CLM), Silvestre Bellettini, discorrerá sobre o “Manejo de Lagartas na Cultura da Soja”, no dia 6 de março, também às 11h30. “Ambas as palestras são voltadas às necessidades de momento do cooperado”, observou o coordenador do departamento de Assistência Técnica da Agrária, Leandro Bren.
Segundo a assessporia, a expectativa para os dois dias é de que cerca de 1.500 pessoas visitem o evento com a oportunidade de acompanhar as palestras de pesquisadores da FAPA, sobre as principais tecnologias desenvolvidas pela fundação nas variadas áreas de pesquisa. “A principal diferença em relação ao ano passado é a possibilidade de o visitante assistir a todas as palestras da Fapa em apenas um dia”, destacou Bren. “Era uma solicitação recorrente na pesquisa de satisfação dos visitantes na edição de 2012 e que foi atendida neste ano”.
Com cunho técnico, o Dia de Campo de Verão contará com empresas expositoras do setor de defensivos e insumos agrícolas, as quais trarão lançamentos e as principais novidades do ramo para o controle de pragas e doenças. “São importantes parceiros, que, além de expor, trazem informações técnicas fundamentais sobre o que há de mais moderno no mercado”, frisou Bren.
Terão destaque também as culturas de feijão, que tem crescido em área dentre os cooperados da Agrária, e do tomate, igualmente uma alternativa para a cultura de verão. “Novas tecnologias e cultivares com potencial produtivo serão abordados para essas duas importantes culturas”.
Sob o tema “Novas tecnologias para altas produtividades”, o Dia de Campo de Verão 2013 pretende apresentar novidades que contribuam para o aprimoramento técnico do seu público, composto por cooperados, agrônomos, técnicos agrícolas, pesquisadores, estudantes e visitantes em geral. Com realização da Agrária e FAPA, o evento conta com apoio do Sindicato Rural de Guarapuava e da FAEP (Federação da Agricultura do Estado do Paraná).