Da Redação, com Harald Essert
Guarapuava – Cerca de 120 professores da rede municipal de educação de Guarapuava participaram da aula inaugural do Programa de Educação e Conservação Ambiental Mata Viva® – uma iniciativa conjunta entre Cooperativa Agrária Agroindustrial, Fundação Espaço ECO® (FEE®), BASF e Prefeitura Municipal de Guarapuava. Por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o projeto visa promover no ambiente escolar o estudo dos conceitos de sustentabilidade.
Nessa quinta (02), a FEE® capacitou os professores para utilização de um gibi e de uma videoaula sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como ferramenta de aprendizagem. Com isso, eles poderão conectar o tema ao currículo anual e aos parâmetros curriculares nacionais, proporcionando um contato mais aprofundado com esse tema em sala de aula.
De acordo com a secretária de Educação e Cultura de Guarapuava, Doraci Senger Luy, a apresentação do material aos professores é uma ação fundamental, pois se mostra indispensável como estratégia de estruturação das ferramentas que darão suporte ao trabalho docente ao longo do ano letivo, fazendo com que seja produtivo e pleno de importantes temas na formação dos alunos.
Até 2030, os ODS serão um dos principais temas para o desenvolvimento sustentável do mundo. Isso porque na Assembleia Geral da ONU, em setembro de 2015, mais de 190 autoridades de diversos países anunciaram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como as metas a serem alcançadas globalmente, substituindo os Objetivos do Milênio (ODM). Dessa forma, todos os países que quiserem diminuir desigualdades, conservar o meio ambiente e crescer economicamente, deverão olhar para estas metas.
“Tendo em vista este cenário, não podemos deixar as escolas de fora deste processo. É fundamental o engajamento de toda a comunidade escolar para que os países alcancem suas metas e promovam a melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos. A sala de aula servirá como um veículo para estimular este entendimento e senso de responsabilidade, motivando os alunos a levarem este conceito para sua família”, afirma Sara Juarez Sales, gerente de Educação para a Sustentabilidade e Conservação Ambiental da Fundação Espaço ECO® (FEE®).
Alunos de escolas de Guarapuava e região serão beneficiados pela videoaula, que servirá como ferramenta de capacitação dos professores sobre temas relacionados à sustentabilidade. Já o gibi “Construindo um Mundo Sustentável” conta a história de quatro jovens que buscam entender os 17 ODS e fazer um trabalho escolar.
“Por acreditar tanto nesse conceito, a Agrária acha muito importante que a sociedade também compreenda o que realmente significa sustentabilidade. E não há melhor forma de difundir a ideia do desenvolvimento sustentável do que pela educação, de modo que, desde criança, esses conceitos sejam colocados na vida dos alunos. As cooperativas têm a sustentabilidade no seu cerne, e a Agrária tem orgulho em participar dessa iniciativa”, afirma Jorge Karl, diretor-presidente da Cooperativa Agrária Agroindustrial.
“As empresas também terão papel fundamental na consolidação da agenda 2030. Por isso, apoiamos esta iniciativa que beneficiará aproximadamente 7.500 alunos da rede municipal de ensino fundamental de Guarapuava”, afirma Daniela Ferreroni, gerente de Comunicação, Trade Marketing e Sustentabilidade da BASF.