22/08/2023
Agronegócio

Agrária divulga finalistas de prêmio em Guarapuava

imagem-62819

A Agrária e a Coordenadoria de Comunicação da Unicentro divulgaram os finalistas da  primeira edição do Prêmio Franz Jaster de Comunicação.  Dezessete trabalhos foram inscritos em quatro categorias.

Esse número foi avaliado  pelo coordenador de assistência técnica e do Wintershow 2013, Leandro Bren. “Nós tínhamos dois objetivos. O primeiro deles era valorizar o trabalho de pesquisa, representado por Franz Jaster, importante pesquisador da Fapa (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária). O outro ponto era chamar a atenção da mídia para o fato de que existe um grande evento em Guarapuava, que é o Wintershow – o maior relativo a cereais de inverno do país. E a mídia realmente participou – esteve no lançamento do prêmio, foram dezessete trabalhos inscritos de diferentes meios de comunicação e estamos ansiosos para entregar os prêmios aos vencedores”.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Agrária, os trabalhos finalistas foram definidos após avaliação de todos os inscritos por um júri técnico formado por quatro docentes da Unicentro – dois da área de Agronomia, os professores Marcelo Cruz Mendes e Adenílson Lima, que avaliaram a correção das informações técnicas contidas nas reportagens; e dois do curso de Jornalismo, Marcio Fernandes e Ariane Pereira, que observaram os méritos informativos das peças em suas especificidades. Cada um dos jurados atribuiu, individualmente, uma nota de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) e, posteriormente, foi feita a média aritmética das quatro notas.

Para o jurado Marcelo Cruz Mendes, a qualidade dos trabalhos inscritos foi o que mais chamou a atenção. “Eu acredito que a divulgação do resultado desse primeiro ano de prêmio vai gerar uma expectativa diferente nos profissionais. Com isso, no segundo, terceiro, e assim sucessivamente, nós vamos ter aí um número maior de trabalhos e também o interesse de outros profissionais em participar”, enfatizou.

A categoria Fotografia teve oito trabalhos inscritos e seus finalistas são: “Além do crescimento de público, aumenta a procura de expositores no Wintershow 2013”, de autoria de Caio Budel, da Rede Sul de Notícias; “Pulverização do trigo” e “Trigo”, ambas da jornalista Luciana de Queiroga, do Sindicato Rural de Guarapuava.

Sete foram os trabalhos concorrentes na categoria Jornalismo impresso ou online, que por uma decisão conjunta dos realizadores e organizadores do Prêmio Franz Jaster tem quatro finalistas: “Investimento em pesquisa resulta em qualidade e altas produtividades na safra de inverno”, de autoria de Harald Essert, do Diário de Guarapuava; “Malte Agrária: a excelência do campo ao copo”, assinada por Rogério Thomaz e publicada pela Rede Sul de Notícias; “Wintershow nota 10!”, dos jornalistas Luciana Queiroga, Manoel Godoy e Helena Krüger, da Revista do Produtor Rural; e “Wintershow – pesquisas que geram alto nível de produtividade”, de autoria de Elizabeth Machado, da Revista Visual Guarapuava. “A qualidade dos trabalhos inscritos nessa categoria chamou a atenção dos jurados e, por isso, a Agrária achou por bem premiar duas reportagens e não apenas uma”, ressaltou Leandro Bren.

Já a categoria Material Televisivo tem como finalista a reportagem “Wintershow 2013”, produzida por Douglas Belan e Adriano Leite e exibida pelo programa Visual na TV.

A cerimônia de premiação será nesta  quarta-feira (20), às 19h30, no foyer do Centro Cultural Mathias Leh, na colônia Vitória, em Entre Rios.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.