Investimentos de R$ 207 milhões estão sendo feitos pela Cooperativa Agrária em Guarapuava e que vão gerar 600 empregos diretos. Os novos projetos foram apresentados pelo diretor presidente da Cooperativa, Jorge Karl ao prefeito Cesar Silvestri Filho. O diretor financeiro da Agrária, Arnaldo Stock, e o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Sandro Abdanur, acompanharam as visitas nessa segunda-feira (16), segundo informou a Assessoria de Imprensa da Prefeitura nesta terça feira (17). São cinco obras que estão sendo executadas simultaneamente. De acordo com o prefeito, é um volume de investimentos que vão beneficiar Guarapuava.
“Com a conclusão dessas obras, também haverá geração de novos postos de trabalho, incrementando o PIB e a receita do município”.
Na Unidade de Guarapuava, que fica na BR-277, está em construção a Agrária Grits e Flakes, que irá produzir 180 mil toneladas ao ano de grits e flakes, além de coprodutos, como fubá, creme, germe e película. A intenção é atender a indústria cervejeira, alimentícia nacional e de nutrição animal. Será a primeira unidade de industrialização de milho. “É uma obra importantíssima para o fortalecimento da industrialização no município, pois temos o melhor índice de produtividade do Estado, mas não beneficiamos o milho. Com a nova unidade, poderemos agregar valor ao produto e ampliar a receita”.
Na Unidade Vitória, em Entre Rios, a cooperativa está investindo na ampliação da Agrária Sementes, da Agrária Malte e da Cereais Vitória, onde também está sendo implantado o fluxo rápido para garantir mais agilidade na recepção da safra. Para Jorge Karl, a atual administração está valorizando os empreendimentos locais, ao mesmo tempo em que busca atrair novos investimentos. “Qualquer empresário valoriza, seja pequeno, médio ou grande, o fato de o poder público se interessar pelos investimentos que estão sendo feitos no município. A visita às obras mostra o interesse em conhecer o processo industrial guarapuavano e a realidade das empresas”.
OBRAS
Agrária Grits e Flakes – implantação de unidade
Capacidade de produção: 180 t/ano
Empregos: 60 diretos e 400 indiretos
Agrária Sementes – ampliação
Capacidade de armazenagem: 2.160 toneladas
Agrária Malte – ampliação (16 novos silos)
Capacidade de armazenagem: 20 mil toneladas