22/08/2023
Agronegócio

Agrária promove treinamento sobre pão francês para panificadoras e supermercados

imagem-13714

Guarapuava – Termina hoje, quarta-feira (24) o treinamento que a Agrária está promovendo, desde segunda-feira, 22, na padaria experimental do Moinho de Trigo (Unidade Vitória), com a presença de 12 participantes, de Guarapuava e região. Técnicos em panificação da Agrária ensinam aos alunos – a maioria já trabalhando em supermercados ou panificadoras – a conhecer e utilizar de forma calculada ingredientes básicos, como farinha de trigo, água, sal, fermento, além da correta regulagem de fornos. A primeira parte, considerando o nível de conhecimento de cada turma, aborda desde o preparo básico do pão até as formas de se trabalhar com pesos e medidas. A segunda etapa é prática: exercícios em que os participantes preparam pães de acordo com as técnicas recomendadas.
Um dos instrutores, Luiz Carlos Mendes, que demonstrou a parte teórica, observou que os treinamentos vem atraindo cada vez mais pessoas. “Estão aqui participantes de Pitanga, que já trabalhavam com panificadora e agora querem abrir uma padaria, e de supermercados de Guarapuava”, relatou.
O treinamento despertou o interesse até de quem já está planejando abrir sua própria panificadora, como Jonas de Paula, do distrito de Palmeirinha (Guarapuava). “Nós estamos montando uma panificadora, eu e meu sogro, em sociedade, e a gente está buscando conhecimento, uma base para trabalharmos como padeiros”, comentou ele na manhã desta quarta-feira, durante a aula prática. Jonas ressaltou que o treinamento supreendeu pelo nível: “Quando iniciei o curso, sabia que estava buscando conhecimento, mas não imaginava que iria ser perfeito – na aula de ontem, a gente teve noções de como fabricar os pães e coisas que eu nem tinha em mente”.
Eloísa Aparecida de Lima, que já trabalha em panificação na Colônia Vitoria, no distrito de Entre Rios, também decidiu participar. “Faço bolos, salgados e agora eu vim procurar mais conhecimento”, comentou, considerando as aulas interessantes por apresentarem muitos pontos que ela não conhecia. Ao lado de bolos, Eloísa contou que agora, no estabelecimento em que trabalha, pretende fazer também o pão francês.
Tirar dúvidas se tornou, para ela e outros alunos, um dos objetivos importantes. Outro instrutor, Fernando Ribeiro, contou que, por esta razão, enfocou principalmente a correta utilização da farinha de trigo, mostrando como identificar e resolver eventuais problemas.

Fonte: site da Agrária – Foto/Divulgação

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.