22/08/2023
Agronegócio

Agrária realiza Dia de Campo

imagem-87283

Da Redação, com assessoria 

O Dia de Campo de Verão da Agrária será realizado nos dias 4 e 5 de março, nos campos da Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA), no distrito de Entre Rios, em Guarapuava.

A programação inclui três palestras principais, sendo elas,“Uma Leitura do Futuro do Agronegócio”, “Expedição Safra 10 Anos: da oferta à demanda, os desafios, oportunidades e os ciclos do agronegócio globalizado” e “A maior distância fica entre a cabeça e o coração”.         

Segundo o diretor da FAPA, Leandro Bren, essas palestras devem atrair um grande número de pessoas ao evento. "No primeiro dia, o Prof. PhD. Marcos Fava Neves vai falar sobre o futuro do agronegócio, abordando preços das commodities para a atual e a próxima safra agrícola. No segundo dia, o jornalista Giovani Ferreira vai falar sobre a evolução da agricultura nos últimos 10 anos em termos de tecnologia e infraestrutura.

No período da tarde, será a vez de uma palestra motivacional, ministrada peloProf. Steven Dubner, com foco na superação. Essa palestra é direcionada tanto para produtores como para profissionais do setor agropecuário".

Ao todo, serão 33 expositores. "Mais uma vez, a Agrária está investindo em infraestrutura para garantir aos expositores e participantes segurança e comodidade durante o dia de campo, independente do clima", observa Bren. Haverá almoço nos dois dias. O cardápio é Costela de Dois Fogos, preparada pelo CTG Chaleira Preta. O valor é de R$ 30,00 (com refrigerante) e R$ 15,00 (para estudantes com apresentação do RA).

O Dia de Campo de Verão da Agrária tem entrada gratuita e é aberto a todos os produtores rurais, acadêmicos e profissionais da área (nos dois dias). "Todos serão muito bem vindos", diz Bren. São patrocinadores do evento Du Pont, Pioneer, Sindicato Rural de Guarapuava e Ihara.

7 Estações da FAPA

As tradicionais Estações da FAPA com palestras técnicas acontecem nos dois dias, de forma simultânea. “Os pesquisadores estarão divulgando resultados de ensaios regionais, realizados em 13 municípios. Participar das palestras das estações é ter a oportunidade de obter informação técnica aplicada para regiões de altitudes médias e altas. Informações muito importantes para os produtores rurais que querem um diferencial no campo, em termos de qualidade e produtividade”, destaca Bren.

A estação de Milho e Entomologia vai tratar sobre produtividade e as características dos híbridos de milho em diferentes versões transgênicas. A Estação de feijão vai trazer informações sobre cultivares adaptadas na região e cultivares para altas produtividades. Destaque também para a Estação de Mecanização Agrícola, que vai falar sobre escolha de pontas de pulverização. Segundo Bren, todas as estações trarão assuntos muito pertinentes para o produtor, não só da região, mas de todo o Paraná.

Pecuária no Dia de Campo de Verão

 A novidade este ano serão palestras de pecuária de corte e leite, que acontecerão no auditório principal. No dia 4, o professor Dr. Mikael Neumann vai falar sobre a “Bovinocultura de corte: Planejamento forrageiro” e no dia 5, o Msc. Diego Langwinski vai abordar a “Nutrição de Precisão para Bovinos Leiteiros”.

Sistema FAEP no evento

Mais uma vez, o Sistema FAEP, através do Sindicato Rural de Guarapuava e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), estarão presentes no evento. A entidade vai recepcionar os produtores rurais e expor ao público presente os cursos do Senar, a Revista do Produtor Rural do Paraná e outros serviços prestados aos associados.

 

Programação:

Dia 4

09h00 | “Uma Leitura do Futuro do Agronegócio”
Prof. PhD. Marcos Fava Neves

10h30 | Palestras simultâneas – Ciclo 1 e Bovinocultura 1

14h00 | Palestras simultâneas – Ciclo 2

16h00 | Palestras simultâneas – Ciclo 3

Dia 5

09h00 | “Expedição Safra 10 ANOS: Da oferta à demanda, os desafios, oportunidades e os ciclos do agronegócio globalizado”
Jornalista, técnico agrícola e consultor Giovani Ferreira

11h00 | Palestras simultâneas – Ciclo 4 e Bovinocultura 2

14h00 | “A maior distância fica entre a cabeça e o coração”
Prof. Steven Dubner

Estações Fapa

 

Estação Milho e Entomologia
“Produtividade e outras características de híbridos de milho em diferentes versões transgênicas”
Pesquisador: Msc. Alfred Stoetzer e Msc. Celso Wobeto

Estação Feijão

“Manejo de cultivares de feijão preto e carioca, para altas produtividades”.

Pesquisadores: Msc. NoemirAntoniazzi e Msc. Eduardo Pagliosa

Estação Soja e Fitopatologia

“Características morfofisiológicas de plantas e dinâmica de doenças na cultura da soja”

Pesquisador: Msc. Heraldo Feksa e Dr. Vitor Spader

Estação Fertilidade do Solo

“Adubação potássica na região Centro-Sul do Paraná”
Pesquisador: Msc. Sanda Mara Vieira Fontoura

Estação Mecanização Agrícola

“Pontas para Pulverizações – Seleção de Uso”

Pesquisador: Dr. Étore F. Reynaldo

Bovinocultura 1 – Auditório Principal, dia 04 de março

“Bovinocultura de corte: Planejamento forrageiro”

Prof. Dr. Mikael Neumann

Bovinocultura 2 – Auditório Principal, dia 05 de março

“Nutrição de Precisão para Bovinos Leiteiros”
Palestrante: Msc. Diego Langwinski

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.