Da Redação com foto de Lizi Dalenogari
A 12ª edição do WinterShow, feira técnica promovida pela Cooperativa Agrária Agroindustrial, traz mais uma vez tudo o que há de mais atual e relevante em relação às culturas de inverno.
O evento está programado para os dias 20, 21 e 22 de outubro, na sede da Fapa (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária), na Colônia Vitória, distrito de Entre Rios, em Guarapuava (PR). Diariamente a programação seguirá das 8h às 18h, com visita aos expositores, palestras simultâneas dos pesquisadores da Fapa, dinâmicas com máquinas e palestras de convidados sobre diversos temas.
O WinterShow é voltado a cooperados, produtores rurais em geral, pesquisadores, estudantes e empresários de todos os ramos ligados ao agronegócio. Segundo o coordenador da Fapa, Leandro Bren, o objetivo é fazer com que o público não se restrinja a agricultores e estudantes de agronomia, mas se estenda a todas as áreas potencialmente correlatas. "A agricultura é multidisciplinar. A agricultura é finanças, investimento, comércio, contabilidade, administração, beneficiamento de produtos. Queremos que os estudantes e universidades olhem o WinterShow não só como evento agrícola, mas como um evento que promove o agronegócio, e dentro do agronegócio temos diferentes campos e disciplinas que fazem esse ciclo girar".
Palestras
Além das palestras simultâneas dos pesquisadores da Fapa – que apresentarão os resultados mais recentes de experimentos com cultivares, implementos, defensivos, etc. –, haverá três palestras com convidados. Um em cada dia de evento.
A primeira é de Gilberto Rocca da Cunha, agrometeorologista da Embrapa Trigo. Ele falará sobre "Gestão de riscos em agricultura: uso inteligente das previsões de tempo e clima – Safra 2015". No dia 21, a aula é por conta do economista e comentarista da Globo News Ricardo Amorim, que apresentará as perspectivas da atual conjuntura social e econômica, sob o tema "Brasil: antes, durante e depois das eleições".
De acordo com o gerente agrícola da Agrária, André Spitzner, esses são temas muito pertinentes para o agronegócio, especialmente nesse momento em que a economia e o clima se mostram extremamente imprevisíveis. "Eu diria que tem duas coisas que o produtor rural não controla, e a gente tenta trazer, por meio das palestras, um pouco de informação, para que ele pelo menos saiba como minimizar os riscos, ou como se posicionar em relação a elas. Uma é o clima, e a outra é a economia", afirmou.
O último dia terá palestra motivacional, com o doutor em comunicação Dado Schneider. Na palestra intitulada "O mundo mudou bem na minha vez", Schneider mostra que o mundo está em constante transformação, e que, assim como todas as gerações anteriores, a atual precisa saber se adequar.
A entrada para o WinterShow é aberta e franca ao público em geral. Diariamente haverá almoço no local.