22/08/2023
Agronegócio Paraná Região

Agricultores de Boa Ventura de São Roque recebem sementes de feijão

Os agricultores receberam do Governo do Estado 400 quilos de sementes de feijão preto da variedade IPR Urutau para o plantio nas propriedades

sementeeeijaofoto3

Agricultores de assentamento rural recebem sementes certificadas de feijão preto (Foto: IDR-PR)

Um grupo de famílias de Boa Ventura de São Roque recebeu do Governo do Estado sementes certificadas de feijão para o plantio nas propriedades. A entrega do insumo ocorreu em dezembro e, pela primeira vez, os agricultores tiveram acesso a sementes melhoradas.

Dessa forma, houve distribuição de 400 quilos dos grãos de feijão preto da variedade IPR Urutau. De acordo com Rebeca Bartmeyer, do IDR-Paraná de Boa Ventura de São Roque, essa é “a maior quantia de sementes distribuídas para uma só localidade, em um município”.

O projeto beneficia 17 famílias de agricultores em situação de vulnerabilidade social. Conforme a Agência Estadual de Notícias, a opção pelo grupo ocorreu pelo fato de eles já estarem organizados. O projeto é uma iniciativa da prefeitura do município e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR-Iapar-Emater).

Um diferencial desse projeto é que, além da doação das sementes, as famílias recebem assistência técnica para garantir um bom resultado do plantio. A organização do grupo para o plantio em áreas individuais e coletivas facilita as visitas e a orientação técnica.

As famílias beneficiadas trabalham com culturas de subsistência como batata-doce, milho, mandioca e feijão. Cada família recebeu um volume de sementes de acordo com a capacidade de trabalho, entre cinco e 20 quilos. Assim, parte da produção pode destinar-se ao consumo das famílias e o excedente, comercializado.

O único compromisso de cada agricultor é devolver uma quantidade de sementes igual a que recebeu. Dessa forma, haverá sementes para serem repassadas a outras famílias, ampliando o alcance do projeto.

A prefeitura de Boa Ventura de São Roque participou do projeto cedendo o transporte das sementes e da extensionista Rebeca até a Localidade. Por fim, Rebeca informou que muitas dessas famílias fazem parte de outros programas de transferência de renda, como o Renda Agricultor Familiar.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Mayara Maier

Jornalista

Jornalista, 24 anos, formada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) há dois anos. Escreve sobre conteúdos diversos e é responsável pela cobertura de jogos do Clube Atlético Deportivo (CAD), equipe masculina de futsal em Guarapuava.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.