Da Redação, com assessoria
Candói – O município de Candói, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária, e em parceria com a Associação dos Municípios da Cantuquiriguaçu, Emater, Sebrae e a Associação de Caprinos de Virmond, realizou o 1º Encontro de Criadores de Caprinos e Ovinos do Território Cantuquiriguaçu.
O evento teve como objetivo incentivar a diversificação produtiva nas pequenas propriedades rurais e assim, buscar melhorar a renda dos agricultores familiares.
No encontro, mais de 40 produtores rurais de Candói e também de Foz do Jordão estiveram presentes e mostraram interesse em produzir caprinos para a comercialização.
Por meio de palestras, foram repassadas orientações sobre a Associação Caprivir; o modelo de comercialização; como obter melhor rentabilidade; apresentação de animais da raça Boer e o convite para a associação na cooperativa de possíveis novos produtores.
Após conhecer a proposta ofertada pela Cooperativa Caprivir de Virmond que busca atrair novos associados e consequentemente, novos produtores para atender a demanda hoje existente para a atividade, o empresário João Pedro Muzzolon Bayer ficou bem interessado na nova atividade. “Eu já trabalho com ovinos, e também é possível fazer essa junção e trabalhar com caprinos, principalmente pelo apoio tanto da Caprivir, quanto da prefeitura e de todos esses recursos que estão sendo disponibilizado para os produtores interessados”, afirma.
Alicio Mattje tem procurado se informar melhor sobre o assunto para depois começar os investimentos. “Não quero ter prejuízo como outros produtores tiveram pela falta de informação e falta de conhecimento na área. E esses encontros têm sido bem esclarecedores”, afirma o futuro criador de caprinos.
Os agricultores interessados em saber mais sobre a Cooperativa Caprivir, os procedimentos para iniciar na atividade, linhas de crédito, matrizes para início da produção e outros assuntos referentes à criação de caprinos e ovinos, devem procurar a secretaria de Agricultura e Pecuária de Candói que, em parceria com a Emater e o Sebrae, estarão oferecendo todo o suporte.
“Agradecemos aos sócios e técnicos da Caprivir que apresentaram mais essa possibilidade de renda para os agricultores de Candói. Com a produção e comercialização de caprinos, até mesmo a culinária do município ganha novos pratos e novas tradições, como por exemplo, o charque à base de carne de cabrito”, garante o prefeito Gelson Costa.