22/08/2023


Comunidade Economia Paraná

Agricultores familiares usam a tecnologia para manter as vendas no PR

Sites, redes sociais e aplicativos ajudam a manter a renda dos produtores. Em Guarapuava, os consumidores poderão comprar os produtos pela internet

agricultura familiar

Agricultores familiares usam a tecnologia para manter as (Foto: AEN)

Produtores rurais paranaenses têm utilizado a internet como ferramenta para garantir o escoamento da produção durante a pandemia do novo coronavírus. Sites, redes sociais e aplicativos ajudam a manter a renda da agricultura familiar, já que as feiras de rua estão suspensas.

Entretanto, para garantir a segurança da população, máscaras, luvas e álcool gel estão ainda mais presentes no dia-a-dia dos trabalhadores. o secretário da Agricultura e do Abastecimento Norberto Ortigara, manifesta apoio às iniciativas.

“Apoiamos e fazemos um apelo à população para que continue consumindo os produtos da agricultura familiar paranaense. Assim, podemos amenizar as consequências da crise e evitar o desperdício de alimentos”.

Além disso, ele afirmou que, no entanto, é necessário considerar a importância de manter abertas as feiras ao ar livre, garantindo os cuidados com saúde da população.

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

GUARAPUAVA

Em Guarapuava, os produtos frescos e de qualidade das tradicionais Feiras do Produtor poderão ser adquiridos, em breve, com apenas um clique. Isso porque, a prefeitura, lançará um site de vendas para os produtores rurais.

A plataforma de venda on-line será uma alternativa de renda durante o cumprimento das medidas de enfrentamento ao Covid-19, que inviabilizam a abertura das feiras. Conforme o coordenador e idealizador do site, Carlos Eduardo Bortolin, neste momento, o site está em processo de implementação.

Porém, a parte operacional de vendas e entregas já está definida. “Todos os agricultores que fazem parte de algum programa institucional estão convidados para vender no site. Para aqueles feirantes que não participam de nenhum programa como a merenda ou feira solidária, a orientação é que procurem o coordenador de sua feira e demonstrem interesse em aderir a venda online”.

A compra mínima no site será de R$ 20. Ao final da escolha, o consumidor poderá escolher pagar on-line ou presencialmente, com dinheiro ou cartão. Não será cobrada taxa de entrega.

(Foto: AEN)

Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, desde o dia 26 de março, o site Feira Fácil Genial oferece à população, o serviço de pedidos e entrega de alimentos cultivados pelos produtores rurais. A prefeitura disponibilizou um espaço em que os feirantes utilizam como central de abastecimento temporário. Lá, eles organizam a logística das entregas, com fluxo limitado de pessoas e equipamentos de higienização.

(Arte: AEN)

STARTUP

Assim, conforme o coordenador do setor de agronegócio do sistema Jonas Gonçalves Franco, o site era uma vontade antiga dos próprios feirantes e da gestão municipal. E a pandemia acelerou o processo e uma startup ajudou a desenvolver a ideia.

“Eu sempre quis digitalizar a feira e criar um novo conceito de negócio, colocar a tecnologia no nosso trabalho. Vimos que a demanda era grande e agregamos outros agricultores familiares. A cidade não pode ficar sem alimento”.

Até agora, 31 agricultores estão cadastrados no sistema, de acordo com a prefeitura. Outras 14 pessoas estão trabalhando na logística, entre administrativo, TI, marketing, comercial e montagem de cestas. Nas entregas, todos os cuidados de higienização e distanciamento físico são tomados.

(Foto: AEN)

“Falamos para os motoboys que é preciso entregar o produto como se fosse para a nossa própria casa”, diz. Além de legumes e verduras, a partir desta semana o site incluiu produtos da piscicultura, já que a Feira do Peixe, que começaria segunda-feira (6), também foi suspensa na cidade.

MUITA DEMANDA

Em Londrina, o site Compre do Pequeno está ativo há uma semana. Oriundos de produtores da Região, itens como pão caseiro, mel, conservas, frutas, verduras e laticínios podem ser solicitados on-line e entregues na casa do consumidor.

Conforme o criador, Leonardo Nogueira Pianchi, no primeiro dia, foram cinco entregas. No terceiro dia de atividade, o site recebeu 150 pedidos. “Nesse dia, tivemos que pausar o sistema, porque não estávamos conseguindo atender a todos”.

Ele e o pai são de Jataizinho, na Região Metropolitana de Londrina, trabalham com laticínios e estão ampliando a produção para atender a demanda. Hoje, 12 produtores estão cadastrados, e o número tem crescido diariamente.

Assim, a casa de Leonardo funciona como central para organizar as entregas, sempre com o uso de máscaras e álcool gel. “Há clientes que preferem os nossos produtos, pelo preço e pela qualidade, aos produtos do supermercado ”.

(Foto: AEN)

TELEFONE

O uso de aplicativos já fazia parte da rotina dos produtores Rosângela e Reinaldo Gerstenderger, de Paranaguá, para fazer entregas diárias de alimentos orgânicos. Agora, a lista de clientes no grupo do WhatsApp até aumentou.

“Nessa época de crise, muita gente que só estava no grupo para acompanhar, agora está comprando. A procura dobrou”.

Uma vez por semana, ela monta os pedidos em caixas e entrega em diferentes bairros da cidade. Os cuidados redobraram: as sacolas são descartáveis, o uso do álcool gel e a distância dos clientes são algumas estratégias para garantir um alimento seguro.

NOVOS CLIENTES

O produtor Cléber Soares de Oliveira, de São José dos Pinhais, já trabalhava com pedidos pela internet antes da situação de pandemia. Mas com fechamento de alguns órgãos públicos atendidos, surgiu a necessidade de buscar novos clientes. “Precisei reinventar meu trabalho, e os próprios clientes estão ajudando a divulgar”.

As sacolas retornáveis utilizadas nas entregas foram recolhidas, higienizadas e substituídas pelas sacolas descartáveis. Além disso, luvas, máscaras e álcool gel viraram instrumentos de trabalho. Oliveira também dispensou a ajuda da esposa e dos filhos, para reduzir o número de pessoas fora de casa.

“Precisamos pensar na nossa segurança e na dos clientes. Eles não podem ficar em casa sem alimento, e nós não podemos correr risco. Minha família depende de mim”.

(Foto: AEN)

CUIDADO

A família da produtora Norma Watanabe Sasaki, de Maringá, trabalha no campo há mais de 50 anos, principalmente em feiras. Antes da pandemia, as entregas correspondiam a menos de 5% das vendas. Mas desde o dia 20 de março, quando as feiras da cidade foram suspensas, a renda vem exclusivamente desse serviço.

Assim, ferramentas como Instagram e Facebook têm colaborado para manter o público. “O cliente entra em contato conosco e recebe a lista de produtos disponíveis naquele dia. Depois que ele escolhe, nós embalamos e enviamos pelo motoboy”.

Norma faz questão de dar prioridade no atendimento para idosos e famílias com crianças. “Esse é um critério que reforçamos por causa da pandemia”.

ACIMA DA EXPECTATIVA

O casal Fabrício Busto Alves Miguel e Adrieli Chuffi, de Faxinal, que trabalha em uma feira de orgânicos em Londrina há mais de dois anos, viu a demanda aumentar com o serviço delivery. Eles comercializam produtos como alface, almeirão, couve, tomate, cabotiá, mandioca, pepino, cenoura, beterraba. Além disso, frutas, temperos, ervas e processados, como molho de tomate orgânico e geleia orgânica.

Quando tivemos a notícia de que a feira ia ser suspensa, logo pensamos em fazer entregas, e a ideia também partiu dos próprios clientes. Conseguimos manter o preço da feira e fechamos parceria com uma empresa de entrega com bicicletas, para fazer um delivery sustentável. O resultado está acima das expectativas. Temos uma lista de transmissão de quase 200 clientes, e não conseguimos atender nem metade.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo