O produtor que mora em Reserva do Iguaçu passa a participar efetivamente do planejamento, decisões, ações e outros assuntos que remetam a agricultura, fortalecendo a parceria com a administração municipal.
A decisão partiu de membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, em reunião realizada na quarta feira (12). De acordo com o secretário de Agricultura, Clidisnei Ribeiro, a gestão participativa será colocada em prática por meio de visitas das equipes da Secretaria às comunidades do município. “Junto com os produtores rurais e de acordo com a realidade de cada um, vamos buscar soluções rentáveis que visem o fortalecimento da família no campo”.
Outro benefício para os agricultores será a extensão do programa Pró – Rural, que em parceria com Emater e Agência de Desenvolvimento Regional do Extremo Oeste do Paraná (ADEOP) pretende realizar a capacitação de agricultores e técnicos para diversas atividades no campo como também o incentivo a negócios sustentáveis.
Paralelamente, o Governo do Estado vai repassar recursos para o desenvolvimento de duas atividades relacionadas ao agronegócio, que serão escolhidas pelos próprios produtores rurais. Uma das atividades já debatidas na reunião foi a produção leiteira, uma das principais alternativas já em desenvolvimento no município.