22/08/2023


Agronegócio

Agricultura entrega 5 mil aves a agricultores familiares de Guarapuava

imagem-81475

Cristina Esteche

Cinco mil frangas de postura com quatro semanas foram entregues a agricultores familiares nesta quinta (06) em Guarapuava. As cerca de 100 famílias que aderiram ao projeto ofertado pela Secretaria Municipal de Agricultura levaram para casa entre 50 e 100 aves.

O projeto que integra o programa Vida Rural visa implantar mais uma atividade de geração de renda aos pequenos agricultores. A avicultura se soma a outros 14 projetos já em desenvolvimento pelo programa.

De acordo com o secretário de Agricultura Itacir Vezzaro,o repasse gratuito das aves está sendo realizado a partir do convênio com o Instituto Globo Aves, a custo zero, desde que exista um projeto incluindo a assistência técnica nas propriedades cadastradas. “Com esse repasse a administração municipal dá a oportunidade de geração de renda a partir da produção de ovos vermelhos”.

A estimativa de produção diária  média é de 4,5 mil ovos, o equivalente a 375 dúzias por dia. Os ovos serão vendidos na Feira do Produtor realizada semanalmente na Vila Carli, Santana e Vila Bela, à Merenda Escolar  e no mercado de Guarapuava.

De acordo com Vezzaro, as famílias que aderiram ao projeto já estão contando com assistência técnica desde a organização do espaço para as aves, a área verde para alimentação até a produção de ração. “Inicialmente a ração será comprada, mas daqui um tempo os próprios produtores vão produzi-la barateando o custo e aumentando o lucro”. A renda mínima mensal prevista é de R$ 250 nessa atividade.

O assentado José Marcos Alencar Duarte, morador do Assentamento Bananas, no distrito de Guará, levou 50 aves. “Eu já tinha a ideia de aderir a avicultura e tinha comprado 16 frangas, mas agora vou aumentar a minha produção e a renda da família”, disse à Rede Sul de Notícias.

Vida Rural

A geração de renda a partir da diversificação da pequena propriedade rural é um das prioridades da administração municipal na área da agricultura. Para isso foi criado o programa Vida Rural, que agrega 15 projetos já em desenvolvimento.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Itacir Vezzaro, os agricultores familiares tem a oportunidade de integrarem projetos que vão desde a agroindustrialização de produtos como: lacticínios com a produção de queijo, doce de leite e requeijão, panificação, processamento de verduras, frutas, legumes e carne; assistência técnica onde o agente de desenvolvimento vai até a propriedade, identifica a vocação, orienta e implanta a atividade desejada, sempre com acompanhamento; regularização fundiária de 313 propriedades, cujos donos já estão com a documentação em mãos; habitação com 152 casas, das quais 15 foram entregues e outras em andamento; entre outras atividades.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo