22/08/2023
Agronegócio

Agricultura entrega máquinas e implementos no Paiol de Telha

imagem-84780

Cristina Esteche

O secretário municipal de Agricultura em Guarapuava, Itacir Vezzaro, entrega às 14 horas desta terça (20), máquinas e implementos agrícolas na comunidade Paiol de Telha. Localizada na Colônia Socorro, distrito de Entre Rios, a comunidade agrega famílias quilombolas e assentados de outras etnias, em torno de 60 famílias.

De acordo com Itacir, o Paiol de Telha vai receber um mini trator, carreta basculante, ensiladeira, cujo conjunto será administrado pela Associação de Produtores.

O conjunto que será entregue faz parte das 27 máquinas e implementos entregues para administração municipal em dezembro e visa facilitar a vida do pequeno produtor.

Cerca de 3,4 mil produtores rurais de Guarapuava passam a  ser beneficiados com os novos equipamentos. Nesse mesmo "pacote" os produtores, em especial os da agricultura familiar, tiveram  acesso a 1,5 mil toneladas de calcário, 115 toneladas de fosfato natural. Os maquinários são: dois caminhões basculantes, um trator (com concha e lâmina) próprio para estradas rurais, três conjuntos de fenações, oito conjuntos de miniprocessamento de alimentos, um caminhão com furgão, recursos para manejo e conservação de solo e água, além de três patrolas. Outro caminhão furgão  foi entregue à  Carmug (Central das Associações Rurais de Guarapuava) para o transporte da produção.

De acordo com Itacir, as patrolas e caminhões serão administrados pela prefeitura e destinados a grupos de produtores, que poderão utilizar os maquinários inclusive dentro das propriedades, previsto pelo projeto Porteira a Dentro.

“Queremos dar aos agricultores familiares as mesmas condições tecnológicas que o grande possui”, disse o secretário. “Com o trator basculante o produtor pode retirar a produção da terra sem fazer esforço para descarregar. Outro equipamento permite que a enxada seja deixada de lado”.

O objetivo da Secretaria de Agricultura é dar condições para que a agricultura familiar tenha condições de trabalho e produtividade. Segundo Itacir, a produção é entregue para a merenda escolar, colocada em mercados da cidade e comercializada na Feira do Produtor que acontece semanalmente na Vila Carli, Santana e Vila Bela.

Esta será a primeira de uma série de entregas que a administração vai fazer. Nesta quarta (21), às 10 horas será a vez dos agricultores do distrito de Guairacá, às 13h30  será no Assentamento Europa, às 15 horas no Bananas e às 16 horas no Rosa, todos no distrito de Guará.  Os assentados no Bananas e Europa recebem também miniprocessadores de verduras e legumes para agrodindustrialização dos produtos. Amanhã as entregas serão feitas pelo prefeito Cesar Silvestri Filho. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo