A Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Guarapuava entregou 15 mil mudas de lavanda para agricultores da Comunidade Rosa no Distrito do Guará. A iniciativa faz parte do projeto “Produção de Lavanda” e a entrega das mudas marca o início do cultivo da planta no município.
O projeto inédito, em parceria com a empresa Biodestil LTDA, ocorre por meio de um um termo de cooperação. Assim, a empresa vai utilizar o cultivo das plantas para fazer a fabricação de produtos que utilizam a lavanda como matéria-prima ou como composto.
Conforme o secretário de Agricultura de Guarapuava, Itacir Vezzaro, o projeto gera diversificação de plantio para os agricultores e uma alternativa de renda. “Surge, com certeza, mais trabalho e mais produção na propriedade agrícola”.
Dessa forma, ao todo, 32 famílias das demais comunidades dos distritos de Guarapuava vão receber mudas da planta. Ainda de acordo com o secretário, o processo de cultivo da planta tem retorno financeiro extremamente rápido e é algo novo na Região.
“A produção é usada para fabricar diversos produtos como, por exemplo, óleos essenciais, produtos de limpeza e até cosméticos, entre outros. A planta dá entre dois e três cortes por ano. Daqui a seis meses se o cultivo estiver sendo conduzido de forma correta, já estará pronta para a colheita”.
Leia outras notícias no Portal RSN.