Professores e acadêmicos do Curso de Engenharia Agronômica da Campo Real realizaram coleta para a identificação de espécies arbóreas e arbustivas de um fragmento de florestas presente em uma área da Escola Rural Professor Maack. A idéia da diretora da escola, Professora Marli Ap. Duda é estruturar trilhas nesta área para que os professores possam realizar ali aulas interdisciplinares, relacionando conceitos de meio ambiente com outras áreas do ensino em um ambiente natural.
A coleta foi realizada pela professora Greice Redivo, Vanda M. Carvalho e pelo acadêmico Wanderley Bernardin. Os materiais coletados foram levados para o laboratório de Botânica da Faculdade Campo Real, onde, com a ajuda de outros acadêmicos foram identificados. Outras visitas serão realizadas para novas coletas, para que se possa fazer um mapeamento das espécies que habitam aquele fragmento.
O conhecimento da biodiversidade de um ecossistema proporciona condições para tomadas de decisão sobre o manejo e a conservação deste. Para a realização de trabalhos de incremento de espécies e/ou aumento da variabilidade genética no sistema é necessário um conhecimento das espécies ali existentes, assim como a frequência com que ocorrem. A forma de dispersão das sementes e o tipo de fauna que visita uma área de floresta permite projetar a dinâmica deste ecossistema.