O setor de Agropecuária fechou o mês de maio com saldo negativo de 100 vagas de emprego em Guarapuava. O dado faz parte do relatório do Novo Caged divulgado nesta quinta (29), pelo Ministério do Trabalho. Mesmo com o resultado, o município teve um saldo positivo de 112 empregos criados com carteira assinada.
Conforme o levantamento, Guarapuava apresentou 2.302 admissões frente a 2.190 desligamentos. Apesar do número positivo, o saldo teve uma queda de cerca de 77% em relação a abril. Isso porque o último mês fechou com 502 vagas de emprego, o que fez o município se destacar como vice-líder em nível municipal, depois apenas de Maringá.
SETORES
O maior impacto está na Agropecuária pois teve 105 contratações, mas 205 demissões. Em abril, o saldo positivo era de 53, no entanto agora o resultado negativo chegou a 100. O setor do Comércio também ficou quase perto dos números negativos, já que o saldo é de duas vagas de emprego. Houve 679 pessoas admitidas, em relação a 677 desligamentos.
O segmento da Construção também teve um saldo positivo, mas não o melhor. De acordo com os dados, houve 233 admissões contra o fechamento de 210 postos de trabalho. Ou seja, um resultado de 23 pessoas admitidas. Por outro lado, a Indústria se destacou com saldo de 80 vagas de emprego, pois teve 496 contratações e 416 demissões.
O setor de Serviços segue com um bom resultado no relatório, uma vez que apresentou saldo de 107 admissões. Em maio, o segmento contratou 789 pessoas, mas demitiu 682.
PARANÁ
Da mesma foram que Guarapuava, o Paraná também teve um saldo negativo no setor da Agropecuária (-20). Mesmo assim, o Estado registrou o melhor desempenho da Região Sul na geração de empregos nos primeiros cinco meses do ano. A abertura de novas vagas se destacou positivamente em todos os meses do ano no Paraná, com saldo de 7.785 em maio.
O resultado do mês de maio também coloca o Paraná como o melhor da Região Sul, com mais que o dobro das vagas abertas em Santa Catarina (3.596). Rio Grande do Sul fechou o mês com um saldo negativo de 2.511 vagas.
Leia outras notícias no Portal RSN.