O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgou nesta sexta (27) o segundo boletim de balneabilidade das praias paranaenses. Dos 49 locais monitorados semanalmente no Litoral, apenas a Ponta da Pita, em Antonina, continua impróprio para banho. No interior, todos os locais analisados estão próprios.
De acordo com a diretora de Monitoramento Ambiental e Controle da Poluição do IAP, Ivonete Coelho da Silva Chaves, a qualidade das águas se mantém por conta do grande investimento em saneamento.
MONITORAMENTO
São 49 pontos de toda a orla no Litoral monitorados pelo IAP. Assim são 13 em Guaratuba, 14 em Matinhos, 11 em Pontal do Paraná, seis na Ilha do Mel, três em Morretes e dois em Antonina. Além disso, o boletim aponta 10 rios, canais e galerias considerados permanentemente impróprios para banho no Litoral.
SINALIZAÇÃO
Como nos anos anteriores, o veranista pode se orientar de acordo com as bandeiras na orla das praias, nos rios e nos reservatórios, que indicam se os locais estão próprios ou impróprios para banho.
A sinalização aponta a condição da água a 100 metros à direita e à esquerda de cada bandeira. A cor vermelha aponta que a água não é recomendada e a azul que a Região está própria para banho. Os boletins serão divulgados todas as sextas no site do IAP, durante a temporada de verão.
Leia outras notícias no Portal RSN.