Ao vivo
Guarapuava - PR · 21°C Predominantemente nublado
Em breve Agenda completa da região no Portal RSN Shows Feiras, cultura, esporte e serviços em um só lugar Volte todo dia Saiba o que acontece antes de sair de casa Portal RSN Sua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal Em breve Agenda completa da região no Portal RSN Shows Feiras, cultura, esporte e serviços em um só lugar Volte todo dia Saiba o que acontece antes de sair de casa Portal RSN Sua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal
Entidade se posiciona em prol da construção do Teatro de Guarapuava

ALAC comemora nove anos e homenageia a professora Gracita

Cristina Esteche
Cristina Esteche Jornalista
2 min de leitura


A historiadora Gracita Gruber Marcondes é a primeira personalidade a receber o "Mérito Cultural" outorgado pela Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava (ALAC). A solenidade acontecerá nesta quinta-feira (18), às 19h30, no Küster Hotel e marca os nove anos da entidade em Guarapuava.

A trajetória da professora Gracita como professora, historiadora, escritora e membro da ALAC a fizeram merecedora do diploma. A omenagem comovou a historiadora.

"Fiquei muito comovida", afirmou.

A trajetória da ALAC se confunde com a preservação e a divulgação da cultura em Guarapuava. Criada em 24 de novembro de 2001, a partir de uma ideia proposta por Túlio Vargas, ex-presidente da Academia Paranaense de Letras que teve a intenção de interiorizá-la no Estado.

Marcando os nove anos da Academia hoje presidida pela socióloga Maria Magdalena Nerone a bandeira pela construção de um teatro em Guarapuava está sendo levantada. O projeto arquitetônico assinado por Paulo Ernesto Siqueira Martins já está nas mãos dos deputados Cezar Silvestri (federal) e Cesar Filho (eleito para a Assembleia Legislativa do Paraná) e de outras lideranças políticas. Hoje (17) durante café da manhã o projeto foi entregue à Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG).

Outra ação que será desenvolvida pela ALAC visando o Teatro de Guarapuava é a coleta de assinaturas durante o Festival de Teatro da região Centro-Oeste (Feteco) que começa nesta quinta-feira (18) na Unicentro.

Tags

Compartilhar