22/08/2023
Cotidiano

Albergue de Guarapuava tem aumento de pessoas com a chegada do frio

Com a chegada de uma estação mais fria o albergue de Guarapuava recebe muitas pessoas que buscam fugir do frio das madrugadas. São 50 lugares para pernoites, com direito a banho, jantar e café da manhã. A instituição conta com o apoio da comunidade, que com doações ajudam a manter o local, e também, uma porcentagem vinda da prefeitura da cidade.

Segundo o diretor administrativo, Adelino Luiz Moreira, o aumento é visível quando as temperaturas despencam. “Quando temos tempo mais quente, trabalhamos com dez ou vinte pessoas, mais agora com o frio, chegamos bem perto dos cinquenta lugares todas as noites. O fluxo é bastante grande nessa época”.

Graças a ajuda de comerciantes e da comunidade é que a entidade continua realizando esse serviço. “Recebemos todo tipo de ajuda, os comerciantes nos ajudam bastante e a comunidade também. Realizamos bazares nos três primeiros sábados do mês, eles são fixos, para ajudar na manutenção da casa”.

O local também conta com os albergados, pessoas que são encaminhadas até o local pelas secretarias municipais de saúde ou de assistência social e permanecem no albergue até que se encontre um local, ou que o mesmo seja reinserido ao seio familiar. Hoje são dez albergados que vivem ali a espera de um destino.

Quem quiser colaborar com doações de comidas, cobertas ou até mesmo em dinheiro deve procurar a sede do albergue ou entrar em contato pelo fone 3624-3121.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.