22/08/2023
Cotidiano

ALEP aprova projeto de Cesar Filho que institui 60 anos de suábios no País

imagem-29230

A Comissão de Turismo da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) se reuniu hoje, segunda-feira (15), para analisar projetos de incentivo e desenvolvimento ao turismo no Estado. Entre os projetos, foi aprovado o que institui o Ano do Sexagenário da Imigração e Colonização Suábia no Brasil, de autoria do deputado Cesar Silvestri Filho (PPS).

De acordo com Cesar Filho, o projeto trata do reconhecimento pela luta de um povo que contribuiu significativamente para o desenvolvimento do Paraná e do País. “Guarapuava tem orgulho de ter uma das maiores colônias de suábios no País e eles foram decisivos para o desenvolvimento do município e da região. Nada mais justo que esse reconhecimento pelos 60 anos de imigração, que acontece em 2012”, enfatiza o deputado.

Durante a reunião também foi aprovado o projeto de nº 252/11, do deputado Ney Leprevost (PP), que insere no roteiro turístico oficial do Estado, o "Parque Histórico de Carambeí". Além disso, foram apreciados e aprovados os que tratam de datas comemorativas como o de nº 368/11, dos deputados Pastor Edson Praczyk (PRB), Artagão Junior (PMDB), Gilson de Souza (PSC), Mara Lima (PSDB), Leonaldo Paranhos (PSC) e Toninho Wandscheer (PT), que cria o “Dia Estadual da Marcha para Jesus”, a ser comemorado todo terceiro sábado do mês de maio; o de nº 467/11, do deputado Gilson de Souza (PSC), que institui o dia 1º de maio de cada ano como sendo o “Dia do Diácono” e o de nº 473/11, da deputada Rose Litro (PSDB), que cria o "Dia do Sindicalista do Estado do Paraná", a ser comemorado no dia 10 de maio.

Os outros dois projetos de lei (404/11 e 415/11) aprovados pelos membros da comissão são do deputado Professor Lemos (PT). Um insere no calendário oficial de eventos turísticos e gastronômicos do Paraná a "Festa da Polenta" realizada, no mês de maio, em Santa Tereza do Oeste e o outro a "Romaria ao Santuário de Nossa Senhora da Salette", evento que ocorre em setembro, em Braganey. Já o de nº 269/11, de autoria do deputado Douglas Fabrício (PPS), e que instituí as Rotas dos Caminhos de Peabiru como patrimônio turístico e histórico do Paraná foi baixado em diligência para que a Secretaria de Estado do Turismo informe se a rota já esta inclusa ou não no roteiro do Estado.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.