22/08/2023


Paraná Política

Alep confirma estados de calamidade em 40 municípios

Alep enquadra também Guarapuava, Bituruna, Campina do Simão, Laranjal, Nova Tebas. Assim, prefeitos não precisam cumprir algumas exigências da LRF

Guarapuava

Alep faz sessões virtuais (Foto: Divulgação/Alep)

A Assembleia Legislativa aprovou projeto reconhecendo estado de calamidade pública em 38 cidades do Estado devido à pandemia do coronavírus. Bituruna, Campina do Simão, Laranjal, Nova Tebas, Francisco Beltrão, Ponta Grossa, Cascavel, Foz do Iguaçu estão entre os municípios reconhecidos.

Porém, Guarapuava e Cascavel já foram reconhecidos na semana anterior a esta. Ao todo, já são 40 cidades paranaenses com decretação de calamidade pública. De acordo com a Alep, a votação foi unânime entre os deputados, seguindo parecer apresentado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pelo líder do governo na Casa, Hussein Bakri (PSD).

Assim, com a aprovação, essas prefeituras ficam excepcionalmente dispensadas de cumprir algumas exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Porém, somente em razão da crise gerada pelo coronavírus. leva-se em consideração a queda de arrecadação provocada pela paralisação de parte da atividade econômica causada pela pandemia.

Entre essas exigências estão as metas fiscais e os limites de despesa com pessoal e da dívida consolidada do município.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo