A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) promove, nesta terça (10) às 18h, a sessão solene para a entrega do 1º Prêmio Meninas Olímpicas. A homenagem criada pela Resolução 4/2023, tem autoria da deputada Cristina Silvestri (PSDB) em 2021. A promulgação ocorreu no último mês de março. A proposição também tem assinatura do presidente, deputado Ademar Traiano (PSD), e dos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Tercílio Turini (PSD). As 30 homenageadas participarão da sessão solene acompanhadas de familiares e professores.
De acordo com Cristina Silvestri, atualmente apenas 10% dos estudantes premiados em olimpíadas científicas nacionais são meninas. Nas olimpíadas internacionais, o número é inferior a 5%. “Sabemos que essa mesma realidade ocorre no meio político, empresarial e de pesquisa. Queremos incentivar a participação de garotas nas olimpíadas para que elas tenham mais chance de ocupar lugares estratégicos na sociedade”.
Conforme a proposição, as menções honrosas serão conferidas anualmente a estudantes do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio. Todos precisam ser medalhistas em olimpíadas científicas de diversas áreas, como matemática, astronomia, física e ciências.
Leia outras noticias no Portal RSN.