22/08/2023



Guarapuava Paraná Política

Alep passa a ter a maior bancada feminina da história a partir de hoje (1º)

Deputadas e deputados tomam posse nesta quarta (1º). Guarapuava vai contar com quatro parlamentares, dois na oposição

Deputadas-PR-Bancada Feminina

Deputadas do Paraná (Fotos: divulgação – Montagem: Portal RSN)

Na tarde desta quarta (1º), 54 deputados estaduais tomam posse em solenidade no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Conforme a Alep, destes, 30 foram reeleitos, três conquistaram vaga na Câmara Federal. Portanto, haverá renovação de 44,5% para a nova legislatura.

O ato traz uma marca histórica para o Paraná. A Alep passa a ter 10 deputadas, a maior bancada feminina da história da Casa. Com 22 anos, Ana Júlia (PT) é a deputada mais nova da Casa enquanto o deputado mais velho será Tercílio Turini (PSD), com 78 anos.

A solenidade também marca a posse de quatro deputados estaduais com base política sediada em Guarapuava. Artagão Jr (PSD) e Cristina Silvestri (PSDB) já são veteranos na Assembleia Legislativa. Em contrapartida, Dr. Antenor (PT) e Fabio Oliveira (Pode) estreiam como parlamentares.

Além disso, Cristina e Antenor pertencem à bancada de oposição ao governador Ratinho Junior e também compõem a Mesa Executiva que deve ser eleita hoje. Dessa forma, esta vai ser a primeira vez que Guarapuava ganha dois assentos na Mesa.

CÂMARA E SENADO FEDERAL

Os 513 deputados federais da 57ª legislatura e os 27 senadores também tomaram posse nessa quarta (1º) em Brasília. Ainda hoje, mais tarde, às 16h30, começa a sessão destinada à eleição do novo presidente e da Mesa Diretora da Câmara Federal para o biênio 2023/2024. Sem fortes concorrentes, Arthur Lira (PP-AL) deve se reeleger com uma ampla margem de votos.

Já no Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que também tenta a reeleição enfrenta resistências dentro do próprio partido. Ele terá um concorrente que pode ameaçá-lo, o ex-ministro do governo de Jair Bolsonaro, Rogério Marinho (PL-RN).

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo