22/08/2023


Cotidiano Paraná Previsão do tempo

‘Alerta Geada’ entra em operação a partir de hoje (3) no Paraná

Avisos sobre a possibilidade de geadas ocorrem com 48 horas de antecedência. Ferramenta serve de apoio para os agricultores

Alerta Geada entra em operação nesta terça (3) -

Avisos sobre a possibilidade de geadas ocorrem com 48 horas de antecedência. Ferramenta serve de apoio para os agricultores (Foto: IDR-Paraná)

Entra em operação nesta terça (3) o ‘Alerta Geada’ – serviço que o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) oferecem aos produtores rurais. O objetivo é avisar com antecedência a possibilidade de ocorrer danos à agropecuária em virtude do frio.

Conforme as informações, durante o período de operação que vai até setembro, os pesquisadores publicam diariamente um boletim informativo sobre as condições meteorológicas e a evolução de massas polares no Estado, que pode ser acompanhado também no aplicativo. De acordo com a Agência Estadual de Notícias, o serviço está disponível gratuitamente na App Store e no Google Play, nas páginas do IDR-Paraná, do Simepar e, ainda, pelo telefone (43) 3391-4500.

Além do boletim diário, emite-se um pré-alerta amplamente divulgado com 48 horas de antecedência. Isso diante de eventual aproximação de massas de ar frio com potencial de causar danos à agropecuária. Contudo, caso as condições persistam, um novo aviso ocorre em até 24 horas antes do possível fenômeno. Por fim, os alertas de geada também estão disponíveis no aplicativo Telegram. Desse modo, os interessados devem cadastrar o número de telefone aqui.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo