Quando se trata de economia, todo cuidado é pouco para evitar os gastos desnecessário. Ainda mais agora na época de bandeira vermelha na conta de luz, alguns eletrodomésticos se tornam vilões por aumentarem o consumo de energia. A sinalização na conta de energia representa que o gasto deve ser reavaliado. Isso porque as tarifas cobradas pelo consumo de energia estão mais elevadas.
De acordo com as informações da Ilumina Guarapuava, a bandeira vermelha indica que o consumo de energia está elevado e o fornecimento não ocorre no mesmo ritmo de maneira sustentável. Por isso, esse desequilíbrio pode resultar da combinação entre os fatores climáticos e o alto consumo de energia pela população, por exemplo.
Para alertar a população e reduzir o consumo de energia, é instituída a bandeira vermelha. Sendo assim, ela cobra tarifas mais elevadas e impacta diretamente nos gastos do consumidor. Isso significa que manter o mesmo consumo de energia vai custar mais caro.
ELETRODOMÉSTICOS PODEM SER VILÕES
Com a tarifa mais elevada, qualquer consumo impacta diretamente no valor da conta de luz. Por isso, avaliar o gasto de energia de cada aparelho doméstico pode ser necessário. Para facilitar, confira abaixo os principais vilões:
- Geladeira: os modelos mais antigos consomem bastante energia. Além disso, é importante ficar atento à vedação da porta para evitar que o ar mais gelado escape e gere um consumo maior de energia.
- Secador de cabelo: quando utilizado no ar quente, o secador de cabelo consome muita energia.
- Ar condicionado: os modelos antigos são os grandes vilões da conta de energia. Além disso, independente do modelo, deixe o ambiente com o ar condicionado fechado para reduzir o consumo de energia.
- Ventilador: os ventiladores são grandes vilões.
- Chuveiro elétrico: evite banhos longos, o chuveiro pode consumir bastante energia.
- Ferro elétrico: procure acumular a quantidade de roupas para passar. Por isso, o fato de ligar o ferro diariamente o torna um grande vilão da conta de luz.
- Stand by: desligue os aparelhos eletrodomésticos da tomada sempre que possível, não os deixando em stand by. A luz que os aparelhos emitem nesse modo consome energia e impactam na conta de energia.
Leia outras notícias no Portal RSN.