22/08/2023
Paraná Política

Aliel Machado é eleito presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia

O novo presidente da comissão na câmara salientou o papel de independência do Legislativo no momento de pandemia

Aliel entrevista Band

Aliel Machado é eleito presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia  (Foto: Assessoria Parlamentar)

O deputado federal Aliel Machado (PSB-PR) foi eleito hoje (10) presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI). A Comissão é composta por 42 deputados, com o mesmo número de suplentes. Além disso, têm como atribuições debater matérias relacionadas ao desenvolvimento científico e tecnológico e comunicações, informática, transmissões de dados, outorga e renovação de serviços de exploração de radiodifusão sonora e de sons e imagens.

Conforme Aliel, essa comissão trata de muitos temas importantes. “Situações que hoje são a prioridade número um do país. Desde educação de qualidade para as pessoas mais simples, até a vacina que vai proteger as pessoas. Além disso, a comunicação e a liberdade de imprensa, que passam por dificuldades e sofrem ataques constantes. Portanto, sabemos do papel fundamental que elas tem num país democrático”.

Desse modo, entre temas polêmicos abordados pela comissão, Aliel citou investimentos na área de ciência voltada para a área de saúde, situação das universidades e das rádios comunitárias. Além disso, a quinta geração de telefonia celular (5G), avanços tecnológicos nas áreas da saúde e educação. Dessa maneira, ele informou que vai definir plano estratégico, com metas que devem ser cumpridas.

Assim, o novo presidente salientou o papel de independência do Legislativo no momento de pandemia, devendo auxiliar o governo, mas também cobrar do Poder Executivo.

ELEIÇÃO

Vários deputados presentes na reunião cumprimentaram o parlamentar pela eleição, como a deputada Luiza Erundina (Psol-SP). “Estou feliz e gratificada em ver jovens assumindo a atividade política com o compromisso. A expectativa é de que as novas gerações se interessem e se encantem pela política e assumam protagonismo nessa atividade. As novas lideranças tem a capacidade de criar o novo. Aquilo que se viveu no passado, serve de referência para se corrigir o que não atendeu a sociedade. Considerando seu compromisso político e participação, mesmo sendo tão jovem, nos prenuncia que sua presidência terá uma dimensão política importante, especialmente num momento que o país vive”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.