A jovem Josicleia Martins de Moraes, de 24 anos, está prestes a realizar o maior sonho da vida. Assim como a moradora da Vila Bela, outra acadêmica, Lovaine Machado Carriel, de 33 anos, está a menos de seis meses de ter uma grande conquista. Mas além do fato de morarem na mesma cidade, de sonharem com o futuro profissional, o que mais elas têm em comum? Conforme as duas mulheres, trata-se da oportunidade que lhes foi dada pela Faculdade Guarapuava, com a oferta de bolsas. De acordo com Josicleia, ou Josi, como é conhecida, ela cursa o último ano de Direito. Mas antes disso, o sonho que tinha poderia ser frustrado.
Filha de pai pedreiro e de mãe que trabalha como doméstica, Josi mora com os pais e irmãos na Vila Bela. “Quando passei no vestibular eu e meu pai fomos conhecer a Faculdade. Me encantei com a estrutura. Mas meu pai disse que não teria como pagar a mensalidade inteira. Era o meu sonho cursar Direito”. Mas o que ela não sabia é que a Faculdade Guarapuava possui um programa de concessão de bolsas. “Lá na Faculdade me falaram que tinha esse programa. Fiz a prova e consegui. Hoje falta muito pouco para me tornar advogada. E não fosse a qualificação do curso, não teria conseguido vários estágios remunerados. Hoje só falta a conclusão e passar no exame da OAB. Acredito que na vida a gente tem oportunidades. Mas tem que agarrá-las. E a FG me deu essa chance”.
ESTUDOS NA MADRUGADA
Assim como Josi, a história de Lovaine é ‘recheada’ de desafios, mas principalmente, da oportunidade de ser bolsista. “Tenho 36 anos, sou casada, mãe de três filhos e estou perto de me tornar advogada. O sonho da minha vida está se tornando realidade”. Além de morar longe da Instituição, no bairro Boqueirão, de cuidar da casa e dos filhos, ela engravidou durante o curso. Mas a maior barreira nesse percurso era conseguir pagar a mensalidade. “Consegui me tornar uma bolsista. Entrei na Faculdade. Mas acabei engravidando, porém, não desisti do meu objetivo. Eu não podia perder a oportunidade que a direção da FG me deu. Eu persisti e estou quase concluindo o curso”.
Entretanto, para alcançar o desejo de se tornar advogada e mudar a vida da família, Lovaine fez sacrifícios. “Tive fé e perseverança. Quando todos iam dormir, eu estudava. Fiz o TCC nas madrugadas e consegui a aprovação com 9,5. Mas nada seria possível se não a direção da Faculdade não fosse humanizada, se eu não tivesse o incentivo e o auxílio dos professores. Sou grata por tudo isso”.
PROGRAMA DE BOLSAS
Um programa imbatível de bolsas. É assim que o diretor geral da Faculdade Guarapuava, Leonardo Mattos Leão, classifica a oportunidade dada às pessoas que desejam cursar o ensino superior.
Considerado o maior da Região, o programa aprovou para o ano letivo de 2022, bolsas com descontos entre 30% e 100%. Conforme o Departamento de Marketing da Instituição, bolsas de 30% são para alunos que já possuem uma graduação. Ou cursaram ensino médio em escola pública, transferidos de outra instituição. E ainda para empresas conveniadas ou alunos com grau de parentesco em 1º grau com acadêmicos já matriculados.
Já para quem deseja acessar bolsas de 40% a 100% precisa fazer contato pelo WhatsApp 42 3621-7000. Ou pelo endereço eletrônico – https://bit.ly/vestibular2021fg (clique para falar com a equipe).
Leia outras notícias no Portal RSN.