22/08/2023



Esportes

Aluno da APAE de Prudentópolis é tetracampeão brasileiro de atletismo

imagem-75190

* Da Redação, com informações e foto de Intervalo da Noticia – edição RT

O atleta Josenei Greczyczyn, da APAE de Prudentópolis venceu, no começo deste mês, pelo quarto ano consecutivo o Campeonato Brasileiro de Atletismo da ABDEM (Associação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais), disputado na cidade de Praia Grande, no litoral paulista, entre os dias 4 e 6 de julho. Josenei obteve os primeiros lugares nos 100m, 200m e 400m rasos no Down Masculino.

O professor de educação física da instituição, Wilson Bini Júnior, acompanhou Josenei no alojamento montado no Guarujá (SP), de onde partiam em um ônibus para as competições durante o campeonato. “Mais uma vez esse atleta nos encheu de orgulho e conseguiu suas marcas novamente, pelo quarto ano consecutivo que esse rapaz é campeão brasileiro! Conseguiu vencer atletas do Brasil todo em sua categoria, que é a Down”, comenta.

De acordo com o professor de Educação Física, é um orgulho para a APAE de Prudentópolis, que é referência estadual nesse tipo de trabalho. “Pelas minhas expectativas, vai demorar a aparecer alguém para competir com ele, pois ele tem um nível bem superior aos demais competidores”, aposta Júnior.

Em torno de 12 atletas competiram nas modalidades disputadas pelo atleta Josenei, entre eles, representantes das APAES do Distrito Federal, Minas Gerais, Bahia, São Paulo entre outros estados. “São atletas de ponta e ele conseguiu novamente realizar esse feito, graças a seu empenho”, atribui o professor.

Quanto aos treinamentos, Júnior explica que o atleta Josenei é aluno da escola Espaço e Vida, que faz parte da APAE de Prudentópolis. “Dentro da escola, temos a parte do treinamento, que eu realizo com os alunos nas terças e quintas-feiras, para os alunos da manhã e da tarde, geralmente em contraturno”, conta. Josenei treina às terças e quintas as modalidades do atletismo, em corridas de velocidade e arremesso de peso. Além do treinamento no atletismo, a escola também treina atletas do tênis de mesa.

Já em relação às despesas para participar das competições, Júnior conta que para o campeonato da ABDEM houve apenas os custos da viagem, pois a associação assumiu as despesas de hospedagem e alimentação dos competidores e treinadores. A APAE assumiu as despesas da viagem, por sua vez.

Júnior fala orgulhoso sobre o atleta campeão que ele treinou: “Com certeza, ele [o Josenei] representa não só nossa região, como o estado do Paraná. Quando viajamos para um evento desse, em nível nacional, além de representarmos nossa cidade, nossa escola, que é a APAE de Prudentópolis, representamos nosso estado. E ele é um grande exemplo, pois já há quatro anos vem se destacando como campeão brasileiro. Um orgulho para nós e para os pais dele, que estão muito felizes”, destaca o professor.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo