O Governo do Paraná fará a distribuição gratuita de kits escolares para todos os alunos da rede estadual de ensino em 2025. A iniciativa que segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seed) é inédita no Estado, beneficiará mais de 910 mil estudantes. O valor gasto ultrapassa R$ 43 milhões. As escolas receberão os kits e os alunos os terão em mãos a partir do início das aulas, em 5 de fevereiro.
A proposta abrange alunos do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além das escolas indígenas que oferecem o Ensino Fundamental I, que são de responsabilidade do Estado. Vale ressaltar que os kits destinados ao Fundamental I não atendem às escolas municipais, uma vez que estas não são geridas pelo Governo do Estado.
Assim, alunos do Fundamental II receberão itens como cadernos universitários, régua e lápis de cor. Já os estudantes do Ensino Médio e EJA terão materiais que incluem cadernos universitários, canetas esferográficas e réguas. Por fim, nas escolas indígenas do Fundamental I, os kits têm o objetivo de estimular a criatividade dos alunos. Por conta disso, os estudantes receberão itens como giz de cera, canetinhas hidrográficas e tesoura sem ponta.
COMPOSIÇÃO E DISTRIBUIÇÃO
Ensino Fundamental I (apenas para escolas indígenas): 7.773 kits contendo itens como cadernos, lápis de cor, giz de cera, tesoura sem ponta e canetinhas hidrográficas.
Fundamental II: 550 mil kits equipados com materiais como cadernos universitários, régua, transferidor, esquadros e lápis de cor, essenciais para atividades acadêmicas mais avançadas.
Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA): 352.206 kits com cadernos universitários, canetas esferográficas, réguas e lápis grafite.