Mais de 1,4 milhão de alunos do ensino fundamental e médio das 2.100 escolas públicas da rede estadual voltam às aulas nesta segunda-feira (9). A novidade nas salas de aula será a presença de 9 mil dos 14 mil professores aprovados no concurso de 2007. Ainda neste primeiro semestre todos estarão convocados. Assim o número de professores do Quadro Próprio do Magistério será de aproximadamente 75 mil – em 2003 eram cerca de 20 mil.
Durante esta semana, professores e funcionários das escolas participaram de atividades pedagógicas. Foram dois dias dedicados ao planejamento interno de cada escola, quando foram definidas normas, propósitos curriculares e formas de avaliação, além de três dias de capacitação.
A novidade neste ano é o sistema de blocos de disciplinas semestrais, adotado por algumas escolas. As turmas serão divididas em bloco 1 e bloco 2; uma turma irá cursar seis matérias em seis meses, enquanto a outra cursará nos mesmos seis meses outras seis matérias. No segundo semestre, acontece a troca de blocos. O objetivo desse sistema é fazer o aluno ficar mais tempo em contato com a disciplina e com o professor para dessa forma melhorar seu aprendizado e consequentemente diminuir o índice de reprovação, explica Simone.
TRANSPORTE A Secretaria da Educação está adquirindo 1.140 ônibus para servirem ao transporte escolar em todo o Estado. O investimento de R$ 133,3 milhões atenderá a 270mil estudantes. Os motoristas terão qualificação específica para o transporte escolar e os veículos têm com cinto de segurança. Os ônibus serão cedidos aos municípios em regime de comodato e as prefeituras vão receber um conjunto de informações, mapas e dados sobre a localização das escolas obtidos por georreferenciamento, de modo que as rotas do transporte escolar possam ser racionalizadas.
PROGRAMAS – Este ano tem início o programa Viva a Escola, que promove atividades extra curriculares esportivas, artísticas e culturais nas escolas, abrindo espaço para uma aproximação das comunidades no ambiente escolar. Serão realizados ainda 32 eventos Fera Com Ciência, um em cada Núcleo Regional de Educação, que promovem atividades científicas, artísticas e culturais e aproximadamente 20 Caravanas da Alfabetização, que mobilizam para a alfabetização de jovens, adultos e idosos.
LIVROS DIDÁTICOS Cada um dos 230 mil alunos do ensino médio vai receber 12 livros didáticos de 12 disciplinas. No total serão distribuídos 2,76 milhões de livros no início do curso. Os alunos ficam com os livros, diferentemente do que acontece com os livros do Governo Federal, que são devolvidos ao final de cada ano letivo para serem repassados a outros alunos.