Acadêmicos do cursos de Agronomia da Faculdade Campo Real, em Guarapuava, instalaram diversos projetos na Fazenda Experimental da instituição. Os experimentos estão sendo desenvolvidos com as culturas da soja, milho e feijão, e visam a realização do 1° Dia de Campo, proposto pelos professores Mateus C. Tagliani e Pedro Reichert. Além disso, busca fomentar a pesquisa, fazendo com que o acadêmico vivencie as experiências de campo, buscando a interação com a comunidade científica e com produtores da região.
De acordo com os professores, as atividades de pesquisa também valorizam os procedimentos metodológicos, fazendo com que o acadêmico desenvolva um pensamento crítico-reflexivo, aproximando a teoria, vista em sala de aula, da realidade prática, observada no campo.
Ressalta-se a importância da participação dos alunos desde o ingresso no curso, fazendo com que despertem o interesse pela pesquisa, envolvendo-se em atividades que vão desde uma revisão de literatura até a instalação, condução e avaliação de um experimento.
Os professores entendem que essas atividades fazem com que o nosso aluno se mantenha focado em sua aprendizagem durante o curso. Sobretudo, promove a ampliação do conhecimento através da interdisciplinaridade, de forma que ele possa, efetivamente, aprofundar tal conhecimento, o que é fundamental para o mercado de trabalho.