Dois alunos do Colégio Estadual Professor Pedro Carli de Guarapuava puderam conhecer o Chile e debater uma das questões mundiais mais importantes: o clima. Suellen de Oliveira, do 2° ano do Ensino Médio, e Kaio Kuster Araujo, do 8º ano do ensino fundamental criaram o “Climatize-se”, um projeto que busca discutir emergências climáticas, assim como a conscientização ambiental e social.
Graças essa iniciativa, os dois alunos foram selecionados para participar do Fórum Latino-americano de Jovens pelo Clima, que ocorreu em Santiago, no Chile. Os selecionados representaram o colégio e divulgaram o trabalho. De acordo com a estudante Suellen de Oliveira, a participação no projeto deu a oportunidade de colocar em prática conceitos aprendidos e ver o resultado de algo criado diretamente por eles.
Minha experiência na viagem para o Fórum no Chile foi algo bastante novo pra mim, onde pude conhecer muito de outra cultura e, principalmente, visualizar o quanto o nosso trabalho foi uma experiência única e inovadora para a minha formação.
Além disso, Suellen ainda reforçou que para ela “o Ensino Médio Integral acrescenta um diploma melhor e mais proveitoso à vida das pessoas. Capacitando assim, os jovens a terem um conhecimento mais aprofundado sobre os conteúdos diversos e uma formação mais ampla para o futuro”.
SELETIVA
A seletiva ocorreu em três etapas: uma redação sobre o tema, uma apresentação para a banca avaliadora e uma entrevista com um professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Isso porque a instituição estava responsável pela intermediação do processo.
De acordo com a professora de Ciências e Biologia, Katiane dos Santos, o projeto conseguiu chamar a atenção de diversos alunos. Com o interesse, a escola buscou desenvolver atividades transdisciplinares, conforme a metodologia proposta pelo Pacto Mundial de Jovens pelo Clima.
Iniciamos o projeto com reuniões semanais durante o intervalo de almoço para reunir os discentes do ensino médio a outras turmas. A partir dessa formação, escolhemos um tema gerador para desenvolver as ações de mitigação e adaptação, dentro da realidade dos estudantes, da escola e da comunidade. O tema gerador escolhido foi Escola Sustentável.
Os trabalhos surgiram dentro de uma eletiva da escola e fazem parte do currículo diversificado do Ensino Fundamental e Médio Integral. No colégio, já existia o desenvolvimento de uma horta escolar, coordenada por outro professor. Então a professora Katiane e os estudantes começaram a transdisciplinaridade, criando iniciativas para aumentar produção e diminuir os custos.
Entre as alternativas que os nossos protagonistas propuseram, estão: a produção de uma cisterna, para reduzir o consumo de água para a irrigação da horta. Assim como uma composteira, para aproveitar os resíduos orgânicos que sobram do almoço e produzir adubo para ser utilizado nos plantios. Além disso, eles deram a sugestão de um meliponário de abelhas nativas, com intuito de preservar a biodiversidade e intensificar a produção devido ao aumento da polinização. Incluindo também campanhas de sensibilização, para alcançar alunos, professores e funcionários sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável.
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